x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.042

Dúvidas diversas sobre impostos e afins...

Flávio

Flávio

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 23:05

Olá prezados usuários do fórum contábeis...
estou iniciando meus estudos na área e irei começar a trabalhar, sem experiência prévia...gostaria de saber como faço p/ saber quais impostos determinada empresa deve pagar (ISS, IPI, ICMS) e outros tributos (PIS, COFINS) . Eu sei basicamente que ISS é p/ serviço, ICMS p/ comércio e IPI p/ indústria, mas gostaria de saber exatamente como descobrir o enquadramento de cada empresa, pois as vezes surgem algumas atividades que são difícieis de definir como serviço, comércio ou indústria especificamente. Imagino que deve ter algo a ver com o CNAE das empresas, mas gostaria de saber exatamente como funciona, na prática, para se obter estas informações, se existe algum site para consulta ou algo do tipo...
Obrigado pela atenção...

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 00:45

Caro amigo Flávio, correto afirmar que é de acordo com o CNAE que consta em sua atividade que você poderá saber qual é a forma de tributação dela de acordo com sua atividade, é pratico verificar caso esteja em dúvida, portando o CNPJ da empresa em questão acesse o site da RECEITA para saber as CNAE's que estão cadastradas neste CNPJ, normalmente estas já vem com as descrições ao lado. De todo modo se você quizer verificar alguma CNAE pelo seu número por curiosidade você poderá entrar no site da CONCLA e verificar de qualquer forma a descrição de um CNAE qualquer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.