x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 711

Movimentos do dia a dia na empresa

Thaíse Costa
Articulista

Thaíse Costa

Articulista , Escriturário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 12:08

Boa tarde! Na empresa em que presto assessoria o Sócio além do Pró Labore tem mais alguma retirada, cada mês um valor diferente, como posso contabilizar no meu movimento Interno essa retirada?

Obrigada!

Thaíse Costa
Bacharel em Administração
Barra Bonita - SP
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 08:27

Bom dia Thaíse !

Esta questão precisa ser esclarecida em uma conversa com o empresário, se o valor do pró-labore não é suficiente, será necessário aumentar este valor de acordo com as necessidades do empresário e a capacidade da empresa em pagar.

Existe também a forma de retirada pela distribuição de lucros, mas esta é outra questão e se você precisar de maiores informações pesquise no Fórum que já tem alguns tópicos sobre este assunto.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Daniel Alves

Daniel Alves

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Cadastros
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 00:07

Boa noite Thaíse

A contabilização da retirada do pro-labore é o seguinte:

D - Pró-labore (cta despesa)
C - IR s/ Pro-labore (cta passivo circulante)
C - INSS s/ Pro-labore (cta passivo circulante)
C - BCM ou Caixa (cta ativo)

No lançamento acima estou considerando uma retirada que dê base de cálculo do IR.
Sabendo que o pro-labore é o pagamento do serviço prestado pelo sócio, este não deverá ser variável.

Atenciosamente,

Daniel Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.