x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 904

Quem deve pagar esta conta?

EVANDRO FERNANDES

Evandro Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 12:38

Prezados,

Mesmo não sendo contador, gostaria de compartilhar uma experiência que estou vivenciando na empresa que acredito poderão me elucidadr alguns aspectos inerentes a profissão de todos os presentes neste grupo.

Hoje recebi um email do meu contador contendo 10 arquivos em pdfs com multas referentes a não entrega das declarações em 2011 por eu não ter comprado a certificação digital da empresa.

Fato, em Setembro/11 fui informado que deveria ter a certificação digital da empresa, quando já seria obrigatório ter o certificado desde Junho se não me engano. E mais em Janeiro fui informado pelo contador que só ter o certificado PF já era suficiente. Ok disse que ia comprar, mas não no momento, questionei: Qual o prejuizo financeiro para mim e qual o prazo máximo para comprar este certificado? Resposta: silêncio.

O tempo passou e em Dezembro resolvi comprar o certificado digital PJ, pois ele estava me pressionando, mas sem me informar nada de multa ou valores até então.

Comprei o certificado, viajei, mandei um email de onde eu estava perguntando sobre até qando eu poderia passar a procuração. Resposta? Silêncio.

Hoje recebo um email contendo 10, isso mesmo, 10 multas de R$ 250,00 cada uma referente as multas do não envio das declarações PJ em 2011 pela falta do certificado digital.

Pergunta 1 - Isso é comum?
Pergunta 2 - Quem deve pagar esta conta?
Pergunta 3 - Estou sendo exigente demais ou eu deveria ter sido informado desde o começo do ano sobre a obrigatoriedade do uso do certificado, e mais, em não sendo entregue a declaração () há uma uma multa de aproximadamente R$ 250,00!

Agradeço a todo que me esclarecem este ponto.

Cordialmente,

Evandro

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 09:30

Bom dia!

Evandro seja bem vindo ao forum contabeis.

Não vou julgar ninguém apenas vou dar uma opinião sobre a sua versão.

Pergunta (1) Isso é comum?
Resposta: Não é comum, isso deveria ser conversado e na 1º multa algo que não deveria acontecer devido ao contador ser responsável pelo preenchimento das declarações.

Pergunta (2) Quem deve pagar esta conta?
Resposta: A conta esta vindo para sua empresa, ou seja, na Receita as multas estão vinculadas ao seu CNPJ. Nesse caso o contador deve pagar como disse acima, o mesmo é responsável pela a entrega do mesmo, mais vale lembrar se você entendeu o recado do certificado digital, se você não deu muita atenção por esse documento o contador não tinha o que fazer, mais não justifica ter deixado acumular tantas multas. Se ele não quiser pagar sua empresa vai ter que se responsabilizar pelas multas.

Pergunta 3 - Estou sendo exigente demais ou eu deveria ter sido informado desde o começo do ano sobre a obrigatoriedade do uso do certificado, e mais, em não sendo entregue a declaração () há uma multa de aproximadamente R$ 250,00!
Resposta: Não, se você cumpriu o prazo do certificado você tem todo o direito de cobrar isso do contador. Não sei como anda a relação cliente e contador, por isso não vou culpar ninguém, geralmente isso acontece quando a relação já esta desgastada ou mesmo por falta de comunicação entres outros, a função de nos contabilista e sempre informar o cliente e tentar fazer os mesmo entenderem o que ocorre pelo não cumprimento de obrigações perante o fisco. A relação de contador é cliente tem que ser amigável, o principal tem que ter muita confiança, o contador e como o advogado você tem que contar tudo pra ele.
Ficou uma situação desagradável para ambos.

Essa é minha opinião, por se tratar de um comentário alguns leitores do fórum podem não concordar comigo.

Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.
Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 10:13

Bom dia Evandro.

Desde quando eu era pequenino e, infelizmente ou felizmente, isso já faz bastante tempo, meu pai sempre me falava:
- Menino, toda historia tem duas versões.
Depois que fiquei grande, descobri o quanto meu pai era sábio, e hoje sou eu quem falo a meu filho:
- Menino, toda historia tem dois lados.
Não quero dizer com isso que voce esteja certo ou errrado.
Apenas constato que ouvi só um lado da historia.
O outro lado, sem meios de defesa.
Acho que seria muito leviano de minha parte emitir qualquer parecer a respeito deste ocorrido.
Se voce tivesse feito somente as perguntas sem ter entrado no contexto da historia, com certeza, eu teria te respondido.

Ateciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
EVANDRO FERNANDES

Evandro Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 11:14

Obrigado Wellington e Carlos pelos comentários.

Wellignton,
(1) Segundo ele, não podia emitir por conta do certificado digital, mas não me informou das consequencias da não emissão. Disse que achou que eu soubesse!?

(2) Ontem ele disse que ia pagar a conta e eu disse que ia mudar de contar. Nada mais justo, pois eu realmente não sabia eu estava pagando R$ 250,00 de multa todo mês.

(3) O que cobrei dele ontem inclusive foi só uma coisa: informação. A falta dela gerou toda essa dor de cabeça. E sim a relação estava bem desgastada, pois essa não foi a primeira vez.

Obrigado mais uma vez Wellington, muito esclarecedor!


Carlos, sim você tem razão no que diz respeito a duas versões.

Bom, o fato é que resolvi ontem mesmo a questão: Ele vai pagar este débito e vou mudar de contador.

Obrigado mais uma vez pela interação de vocês

Evandro

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 11:31

Vamos La,

Quero Deixar claro, dei meu comentário sobre a sua versão, não julguei ninguém apenas comentei os fatos.

(1) Segundo ele, não podia emitir por conta do certificado digital, mas não me informou das conseqüências da não emissão. Disse que achou que eu soubesse?
Resposta sobre sua versão.
É dever do contador responsável pelo seu cliente informar todos os riscos possíveis para o seu negocio, ou seja, tudo que possa vir acontecer com sua empresa ele deve orientá-lo.

(2) Ontem ele disse que ia pagar a conta e eu disse que ia mudar de contar. Nada mais justo, pois eu realmente não sabia eu estava pagando R$ 250,00 de multa todo mês.
Resposta sobre sua versão.Se erro foi dele nada mais do que justo.

3) O que cobrei dele ontem inclusive foi só uma coisa: informação. A falta dela gerou toda essa dor de cabeça. E sim a relação estava bem desgastada, pois essa não foi à primeira vez.
Resposta sobre sua versão.Quando isso acontece o melhor e cada um para seu lado, e não é só nada vida profissional que temos que tomar essa decisão.

Pelo jeito foi resolvido, a vale lembrar que em todas as profissões existem profissionais ruins.


Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.
EVANDRO FERNANDES

Evandro Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 11:47

Claro Wellington,

Somos todos adultos e desde o princípio entendi que sua opinião veio da minha versão sobre o ocorrido. No entanto, os fatos falam por si só.

Agora vou pedir apenas que tudo seja documentado e bola pra frente.

Abraço e obrigado mais uma vez

Evandro

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 16:36

Boa tarde pessoal.

Notem que nesta mensagem eu não citei nenhum dos colegas pois o que vou escrever não é especificamente para voces. É para todos.
Sempre que leio algum comentario relacionado a contabilistas ou a contabilidade, não posso deixar de notar que alguém sempre termina com a famigerada frase: "vale lembrar que em todas as profissões existem profissionais ruins."
Mesmo sendo a classe contabil uma das classes mais desunidas, me chateia esse tipo de comentario.
Nós, mesmo que inconscientes ou inocentemente, depauperamos nossa classe.
Embora saiba que temos CONSELHO e não ORDEM, já partindo da propria lingua, um termo menos poderoso e impositivo (ConselhoXOrdem).
Certo que os que deveriam lutar pela classe, pouco fazem ou quase nada. Aí, algum colega vai dizer: "Nossa! Pouco faz?" É, pouco faz.
Apenas um exemplo dos mais recentes: Quando o molusco asqueiroso baixou AQUELA medida imbecil, sabem qual foi a classe que PRIMEIRO reclamou? A classe que mais se sentiu prejudicada: os advogados!
É isso ai! Sabe porque? Nós não dependemos da Receita Federal para bem desempenharmos nossas atividades.
E até hoje, ainda sofremos os resquicios daquela bestialidade.
Sabiam que nós não podemos aviltar nossos honorarios? Aviltar o que? Que honorarios? Como sabemos quando alguém esta aviltando honorarios? Quando alguém CONCEDE um desconto em algum acordo?
Só quero que NÓS deixemos um pouco de sempre relacionar maus profissionais, como se isso fosse praxe da classe, sómente aos contabilistas. Não esqueçam que empresarios também são profissionais "e vale lembrar que em todas as profissões existem profissionais ruins."

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.