Leonardo Silva.
Gostaria que alguem me ajudasse na contabilização de remessa para teste. Meu chefe não aceita fazer a contabilização com contas de compessação, o que eu ja sugeri, ele quer realizar os lançamentos em conta de ativo e passivo.
Nas operações de REMESSA para TESTE (que é o seu caso) e levando em conta que tais remessas não afetarão ( a principio o resultado da empresa, pois não está havendo venda de mercadorias), não há o que se falar em usar contas do ativo e passivo como seu "CHEFE" acha que deve ser, logo é recomendável que a loja, industria ou simplesmente a revendedora registre essa operação em contas de compensação, conforme demonstrado a seguir:
1) Pela remessa da mercadoria:
D - Remessa de Bens em Garantia (CCA)
C - Bens Garantidos pelo Fabricante (CCP)
2) Pelo retorno da mercadoria:
D - Bens Garantidos pelo Fabricante (CCP)
C - Remessa de bens em Garantia (CCA)
CCA = Conta de Compensação Ativa
CCP = Conta de Compensação Passiva
Uma notação sobre as contas de compensação:Contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade.
Ps- 1 ... há dias atrás já falamos sobre esse assunto, certo?
Todavia a discussão ficará aberta aqui para quem quiser emitir opinião dentro das NBC.