Minha dúvida é a seguinte: tenho uma empresa que teve um processo ganho na justiça (transito em julgado) e a Receita Federal permitiu a compensação dos tributos federais, já fiz Perdcomp, porem não estou conseguindo fazer os lançamentos contábeis destas compensações na contabilidade. Tenho um credito de R$ 491.000,00 a compensar Pis, Cofins, Csll e Irpj, eu não sei quais as contas corretas para fazer os lançamentos destas compensações. A empresa é tributada pelo Lucro Presumido.
Eu li alguma coisa a respeito das compensações mas não entendi, principalmente em relação a este trecho “ Na hipótese de recuperação de valores vultuosos ( que é meu caso) há de se considerar a necessidade de creditar a conta de Lucro ou Prejuízos Acumulados, com histórico de ajustes de exercícios anteriores.”.
Na escrita fiscal eu estou dando baixa nos impostos (Pis, Cofins, Csll e Irpj) como pagos onde estão sendo creditado do caixa e debitado da contas de cada imposto, na qual eu faço a integralização da escrita com a contabilidade portanto estes impostos estão na contabilidade como pagos, sendo assim não sei o que fazer para compensar já que estes valores dos impostos tem que voltar para o caixa e sair da compensação.
Espero que eu tenha conseguido ser claro na minha duvida que em resumo é como fazer compensação de impostos na qual tenho um credito de 491.000,00 da qual irei compensar com os tributos federais.
Desde ja agradeço a ajuda.
Abraço
Att.
Marcelo