x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 24

acessos 5.515

lançamentos contabeis

Evonilda Mendes Barbosa

Evonilda Mendes Barbosa

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 00:23

Prezados consultores,
Estou com dificuldade de classificar as mercadrias de venda de uma fabrica de moveis ,e atender ao sped fiscal. Pergunto, :
a Empresa compra material, tabuas, pregos formica, cola, e faz com este material, armarios, tipo modulados.
então entra na empresa diversos tipos de materias e sai de lá armarios prontos. Como eu trabalho com isto? como classifico tudo isto para atender ao sped fiscal? entras e saidas das mercadorias.Desde já agradeço pela ajuda.
evonilda

Evonilda Barbosa
Evonilda Mendes Barbosa

Evonilda Mendes Barbosa

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 00:28

Eu vi nas perguntas e respostas deste forum no dia 10 de janeiro de 2011, uma resposta ou comentario que informa sobre um programa do governo para atender ao Sped pis/cofins.
Eu não estou acostumada ainda com o FORUM CONTABIL então não consegui localizar essa informação. Voces podem me ajudar?Obrigada, Evonilda

Evonilda Barbosa
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 08:21

Bom dia Geilson !

Independente de ter receitas ou não, a contabilidade de uma empresa deve ser feita inicialmente com a elaboração de um Plano de Contas que irá atender a administração financeira, gerencial, tributária, enfim, e tem início na integralização do Capital Social da empresa.

Se a empresa iniciou a atividade em 2008, são 4 anos de fechamento de Balanço Patrimonial anual, bem como as obrigações principais e acessórias atentidas nos órgãos Municipal, Estadual e Federal de acorco om o enquadramento Fiscal da empresa.

Esta é uma tarefa para o Contador responsável elaborar este Plano de Contas, bem como todas estas obrigações, orientando corretamente as pessoas que irão fazer os lançamentos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Lesley Bezerra

Lesley Bezerra

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 10:50

Bom dia tenho uma empresa sobre o regime do lucro presumido com um faturamento mensal de 1000.000,00 (um milhao de reais) estou pagando uma media de 90 mil de imposto, execto o GDS E O FGTS eu passando para o lucro real gostaria de saber por alto quanto eu pagaria de imposto se seria vantagem ou nao eu passar lembrando a empresa e no ramo de supermecado varejista com uma media de funcionario de 30 pessoas


Obrigado

GUSTAVO CASTELO

Gustavo Castelo

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 17:04

Boa Tarde presados...
Apos o encerramento de um exercicio contabil, faz-se os lançamentos dos saldos das contas para a conta de apuração do resultado do exercicio. Qualquer reversao de valores que possam ser feitas e referentes ao exercicio ja encerrado e fechado deverá ser contra essa conta de resultado? Por Exemplo:

Ao se verificar o saldo inicial de conta de fornecedor em 2012, percebeu-se que havia uma provisao em duplicidade em 2011. Ao se estornar essa provisao, deverá ela ser contra a conta de resultado do exercicio anterior ou uma reversao normal contra a conta de despesa?

desde ja agradeço

Gustavo Castelo
Sao Luis - MA

Marcelo Anhaia de Araujo

Marcelo Anhaia de Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 11:32

Minha dúvida é a seguinte: tenho uma empresa que teve um processo ganho na justiça (transito em julgado) e a Receita Federal permitiu a compensação dos tributos federais, já fiz Perdcomp, porem não estou conseguindo fazer os lançamentos contábeis destas compensações na contabilidade. Tenho um credito de R$ 491.000,00 a compensar Pis, Cofins, Csll e Irpj, eu não sei quais as contas corretas para fazer os lançamentos destas compensações. A empresa é tributada pelo Lucro Presumido.
Eu li alguma coisa a respeito das compensações mas não entendi, principalmente em relação a este trecho “ Na hipótese de recuperação de valores vultuosos ( que é meu caso) há de se considerar a necessidade de creditar a conta de Lucro ou Prejuízos Acumulados, com histórico de ajustes de exercícios anteriores.”.
Na escrita fiscal eu estou dando baixa nos impostos (Pis, Cofins, Csll e Irpj) como pagos onde estão sendo creditado do caixa e debitado da contas de cada imposto, na qual eu faço a integralização da escrita com a contabilidade portanto estes impostos estão na contabilidade como pagos, sendo assim não sei o que fazer para compensar já que estes valores dos impostos tem que voltar para o caixa e sair da compensação.

Espero que eu tenha conseguido ser claro na minha duvida que em resumo é como fazer compensação de impostos na qual tenho um credito de 491.000,00 da qual irei compensar com os tributos federais.

Desde ja agradeço a ajuda.

Abraço

Att.

Marcelo

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 17:59

Olá Gustavo !

Olha, correções de exercícios anteriores devem ser feitas no exercício atual, pesquise no fórum à forma de efetuar estes lançamentos que já tem tópicos à respeito.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 18:11

Olá Marcelo !

Primeiro precisa-se saber a origem deste crédito de tributos à compensar, pois podem ter origens de recolhimentos à maior e neste caso devem estar em saldos no ativo à compensar.

Mas se for um crédito que não se encontra com saldo no ativo, o lançamento se faz da forma que você citou: debitando contas de impostos à compensar e creditando lucros ou prejuízos acumulados.

Com isso você terá este saldo à compensar no Ativo e fará o lançamento da compensação da forma que foi feito o PERDCOMP, que será o documento de origem da compensação.

Mas não se utiliza a conta caixa e nem a escrita fiscal, é um lançamento contábil:

D - Impostos à recolher (exemplo)
C - Impostos à Compensar (exemplo)

Lançamentos que devem ser feitos na data da compensação pelo PERDCOMP.

Pelo que entendi da sua pergunta, é isso...

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 18:23

Olá Gladys !

Este parcelamento você pode lançar em conta própria no Passivo transferindo os saldos devedores que foram parcelados de acordo com a consolidação, podendo separar em contas de curto e longo prazo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Danilo dos Santos Servilha

Danilo dos Santos Servilha

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 22:39

Todo mundo fazendo perguntas de assuntos diversos dentro do Tópico e acaba que ninguem responde ninguem.

Respondendo ao Geilson,

Se você tem o Capital Social da empresa, é sinal que possui dinheiro em caixa ou no banco.

As despesas, você deve lançar:

D - Despesa (em conta respectiva ao tipo da despesa - Refeições/Viagens/etc)
C - Caixa ou Banco (Ativo)

Este lançamento feito sem a entrada de receitas, estará te levando a um PREJUIZO ACUMULADO no final do exercício (após apuração da DRE) .

Este prejuizo entra em seu PL reduzindo o seu Capital Social, da mesma forma que foi reduzido o seu ATIVO quando você efetuou o pagamento das despesas.

Por fim ... Seu balanço estará: ATIVO = PASSIVO+PL.

Espero ter ajudado. Qualquer equívoco, por favor me corrijam.

Um abraço.

sandra cardoso

Sandra Cardoso

Iniciante DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 22:06

Boa noite, a todos !
Estou com um baita problema, fui contratada para gerenciar a parte contabil de uma empresa de lucro real, qdo me deparei com um balancete sem nenhuma conciliação.Divergencia de valores muito significativos, a minha proposta foi, ajustar todas as contas com divergencia lançando contra uma conta transitoria. depois de todas as contas do ativo e passivo ajustadas a conta transitoria no resultado que recebeu os lançamentos ficou com um saldo de 2.898.000,00 credor.
Minha duvida e desespero, com este saldo a empresa vai ter lucro, apuro normalmente ou tem algum tratamente mais especifico a fazer ?
Agradeço a atenção, aguardo respostas!
grata

Cristiano Nunes

Cristiano Nunes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 12 anos Sábado | 11 fevereiro 2012 | 13:42

Prezado Lesley,

Entendo sua preocupação, afinal vc tem um faturamente bastante expressivo, no entanto acho algo bem mais atraente um trabalho especifico, ou seja, um PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, sendo assim, podem ser demonstrado em cada formato tributário, o valor de cada imposto, seja lucro presumido, lucro real, ou até mesmo o simples nacional que aumentou os limites de faturamento para 2012, desta maneira, atraves de relatórios comparativos, podemos evidenciar com mais clareza o todas dos impostos inerentes a sua empresa em todos os formatos tributários.

Cordialmente

Cristiano Bittencourt
51-9-89407978
Cristiano Nunes

Cristiano Nunes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 12 anos Sábado | 11 fevereiro 2012 | 13:53

Prezado Geilson

Primeiramente vc deve proceder com o balanço de abertura considerando as contas CAPITAL SOCIAL e CAPITAL A INTEGRALIZAR, posteriomente a contra partida da contas, verificar se este capital social esta em conta corrente ou disponivel no caixa para proceder a disponibilidade do capital, feito estes trâmites iniciais, vc lança as despesas cfe ja cadastradas no Plano de Contas esfecificos...

Espero ter ajudado!

Cordialmente

Cristiano Bittencourt
51-9-89407978
SILAS DA COSTA

Silas da Costa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 17:01

Boa tarde

Contabilização de empresa enquadrada no Simples Nacional - ISS retido na nota fiscal de serviços.

Minha dúvida e como faço para dar baixa no iss retido que esta no AC.

Exemplo

Nota fiscal de 1000,00, iss retido de 30,00

D - Clientes 1000,00 AC
C - Receita de prest serviços 1000,00 CR

Iss retido 30,00

D- Iss a compensar 30,00 AC
C- Clientes 30,00 AC


Guia do simples nacional 60,00 - 6% sobre o faturamento

D- Simples Nacional 60,00 CR
C - Simples Nacional a recolher 60,00 PC


Como faço para dar baixo no crédito de ISS a compensar, qual conta eu faço o débito, se fizer o débito em simples nacional a recolher a guia estara errada.


Obrigado

Silas da Costa
@Oculto

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 09:41

Seu sistema não emite um balancete pronto?
É mais fácil que lançar os dados manualmente. Porém se mesmo assim quiser há diversos modelos, mais abertos, mais compactos...

Fernando Netto

Fernando Netto

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 14:44

Boa tarde, amigos.
Gostaria de saber como contabilizo uma despesa de cartório que o banco está me cobrando sobre um empréstimo que ocorreu?

Normal como despesa de cartório ou desp. Financeira?

Obrigado.

Fernando


R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 14:52

Fernando,

A meu entendimento, da maneira com que explicastes, eu lançaria como despesa bancária. Eu explico, mesmo sendo de cartório, ela teria a origem em um empréstimo bancário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.