x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 19.051

Contabilizar estoque no final do exercicio

Barbara

Barbara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 09:13

Gostaria de tirar duvida sobre a baixa no estoque.
Trata-se de um comércio.


Eu li em algum lugar que não é errado apurar o CMV no final do exercício,
tendo em vista a quantidade de notas fiscais.

Minha pergunta é: Isso é realmente correto? E caso seja,
como faço a contabilização do mesmo?


Obrigada.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 10:50

Babi, bom dia.

No banco de dados do Fórum Contábeis, através de uma simples pesquisa tendo como palavra chave "CMV" você obteria sucesso na solução de sua dúvida.

Para sua comodidade e talvez para alguns outros, transcreverei para cá uma postagem que saciará seu anseio profissional:

Duas modalidades de registro de compras para revenda, são utilizadas com frequência na maioria das empresa que exploram atividade de compra e venda, desta feita, vamos abordar um pouco sobre os dois casos, vale lembrar que as contas utilizadas aqui, apenas configuram visualização para entendimento.

Inventário periódico - quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante do nosso estoque, e portanto, sem controlar o custo das mercadorias vendidas. Quando necessitamos apurar o resultado obtido com a venda das mercadorias(RCM), fazemos um levantamento físico(a famosa contagem) para a avaliação do estoque de mercadorias existente naquela data; e pela diferença entre o total das mercadorias disponíveis para venda durante o período e esse estoque final(apuração extracontabilmente) obtemos o custo das mercadorias vendidas ou simplesmente CMV. (é o seu caso por exemplo)

Inventário Permanente - quando controlamos de forma continua o estoque de mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo custo dessas mercadorias vendidas (CMV). Esse controle permanente é efetuado sobre todas as mercadorias que estiverem a disposição para venda, isto é esse controle é efetuado sobre as mercadorias vendidas (CMV) e sobre as mercadorias que não foram vendidas (estoque final). Pela soma dos custos de todas as vendas, teremos o custo das mercadorias vendidas (CMV) total do período.

No inventário permanente, que será proposto a seguir, pode-se utilizar uma ficha de controle para se conhecer o saldo em estoque. Mas no periódico só é possível obter tal saldo com a averiguação das existências físicas.

Inventário permanente:
Nas médias e grande empresas, principalmente, há uma necessidade de controle continuo sobre o valor do estoque de mercadorias. Consegue-se isso fazendo com que haja a baixa, em cada venda, do custo da mercadoria vendida.

Assim sendo, a contabilização no sistema de acima indicado, ficará da seguinte maneira.

No aludido sistema, as compras serão registradas diretamente na conta de mercadorias.

Pela compra:

D=estoque(AC)
C=fornecedores/caixa ou bancos(AC)

Porém, na venda, há necessidade de dois lançamentos a saber:

D=clientes/caixa ou bancos(AC)
C=receita de vendas(R)(pelo valor da venda)

E

D = custo das mercadorias vendidas(R)
C=estoque(AC)[Pelo valor do custo da mercadoria vendida]

Partindo desse ponto, a cada venda realizada e respectiva contabilização, tem-se a conta de venda atualizada e a do CMV com seus totais acumulados até a data e a conta de estoques demonstrando os valores exatos.

A T E N Ç Ã O!
NOTA: não ousei tratar dos impostos incidentes ou recuperáveis, a fim de faciltar a compreensão.

Na persistência daqualas dúvidas, retornem. Imperativo é, que demais amigos conhecedores da matéria possam contribuir.

NOTAS:

1 - Cultive aquele bom hábito da pesquisa antes da pergunta;
2 - Edite seu perfil e troque seu pseudo nome de BABI para um nome próprio, pois é contra as regras do portal a utilização de apelidos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Barbara

Barbara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 13:19

Não sabia que não podia apelido. Trocarei agora mesmo...

Enfim....

Obrigada pelo esclarecimento, mas a minha pergunta principal, é se posso fazer o CMV uma vez por ano, e qual o lançamento contabil para isto.


Obrigada

Barbara

Barbara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 13:37

Ou mensal, se for o caso.


Mas a informação de que preciso, é se posso fazer um lançamento somente, seja ele mensal, semestral ou anual, para o CMV, devido ao fluxo de notas fiscais.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 14:08

Barbara.

Sobre:

Não sabia que não podia apelido. Trocarei agora mesmo...

Enfim....

Obrigada pelo esclarecimento, mas a minha pergunta principal, é se posso fazer o CMV uma vez por ano, e qual o lançamento contabil para isto.

Obrigada


10 - Não serão permitidos nomes de cadastro que sejam ofensivos, agressivos, discriminatórios, apelidos, e-mails ou endereços WEB. Somente serão aceitos nomes próprios. O usuário será advertido por e-mail para alterar o cadastro, caso não atenda a solicitação o cadastro será alterado pela administração do Fórum e caso não seja possível, o cadastro será cancelado.
10.1 - Se constatado nomes que infrinjam a regra 10, o cadastro será alterado utilizado o nome constante na RFB de acordo com o CPF informado.


clique aqui para ler as regras

Sobre os lançamentos contabeis faça uma pesquisa no banco de dados do forum com a palavra chave: "CMV"

Obrigado.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 16:16

Boa tarde, Barbara


Para o bom andamento do debate, como moderador excluí a sua última mensagem que apenas continha o texto "não respondido" porque tal colocação nada acrescentaria a esta troca de ideias.

Obrigada pelo esclarecimento, mas a minha pergunta principal, é se posso fazer o CMV uma vez por ano, e qual o lançamento contabil para isto.

Ratificando (e também repetindo) a opinião de Cláudio, informo que a sua apuração de CMV independe da quantidade de notas fiscais, e sim, única e exclusivamente da periodicidade de controle de estoques: se permanente ou eventual.

Enfim, para conhecer as técnicas de lançamentos, clique aqui.


Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Fernando Correa

Fernando Correa

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 17:24

Como faço ajuste de mercadorias que não retornaram??

Exemplo: Remessa de mercadoria em consignação e demonstração que não retornaram...Foram pagos todos os impostos )ICMS/IPI)porém. A falta de controle obtivemos um saldo de 800 mil em estoque de mercadorias em poder de terceiros....

Uma vez que eu baixa meu estoque :

1) Qual seria o lançamento contábil?

2) Risco de questionamento do Fisco? Não vejo grandes riscos???

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 19:39

caro Fernando, faça sua pergunta apenas uma vez, não espalhe a pergunta por diversas perguntas no fórum, de modo a evitar a desorganização.

Ou faça a pergunta aqui, ou no outro link:
www.contabeis.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.