x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 57.759

Contabilizar Lucro

ALINE ROB TASSIN

Aline Rob Tassin

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 10:32

Sou nova na contabilidade, gostaria que alguém me ajudasse a resolver um problema, estou tentando fechar o balanço de uma empresa simples nacional, essa empresa é prestação de serviço, já foram feitos todo os lançamentos, mais agora falta fazer o lançamento do LUCRO no valor de R$49.254,05, como faço esse lançamento? que conta usar? Depois de feito precisa declarar na DASN o lucro ou no IRPF? Por favor me ajudem não sei como resolver...

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 17:04

Boa tarde Aline,


Após os lançamentos contábeis normais, para encerramento do exercício, deve "ZERAR" as contas de resultado (Receitas e Despesas).

Normalmente, os programas de contabilidade tem esta função que pode ser denominada de "Encerramento do Exercício", verifique no seu sistema se no "Menu", consta esta opção.

Os lançamentos são feitos da seguinte forma:

Debita-se as contas de receitas e credita-se a conta por exemplo denominada "RESULTADO DO EXERCÍCIO".


Credita-se as contas de despesas e debita-se a conta por exemplo denominada "RESULTADO DO EXERCÍCIO".


No final, a conta "Resultado do Exercício" apresentara um saldo que se for CREDOR, significa que a empresa obteve "LUCRO" e no caso da conta apresentar saldo devedor, significa que a empresa obteve um "PREJUÍZO".

O resultado apurado, sem considerar as destinações do LUCRO, devera ser transferido para "Resevas de Lucros, ou Prejuízos Acumulados, dependendo do saldo apresentado.


Segue um simples exemplo, tomando por base que as seguintes contas apresentam o seguinte saldo em 31/12/2011:


Receitas de Serviços Prestados = 100.000,00

Despesas Com Salários = 10.000,00


Lançamentos para encerramento do exercício:

Débito : Receitas de Serviços Prestados (CR)
Crédito : Resultado do Exercício (PL)

100.000,00


Débito : Resultado do Exercício (PL)
Crédito : Despesas com Salários (CR)

10.000,00

Assim sendo, as contas de resultado (Receitas e Despesas) são "zeradas" e a conta "Resultado do Exercício", apresentara um "LUCRO" de 90.000,00, o qual, sem levar em consideração a destinação dos mesmos, sera transferido para "Reservas de Lucros".

Lançamento:

Débito : Resultado do Exercício (PL)
Crédito : Reservas de Lucros (PL)

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
MARCOS AUGUSTO BARROS DE FREITAS

Marcos Augusto Barros de Freitas

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 29 janeiro 2012 | 09:30

Bom dia! Sou estreante e tenho uma duvida, quanto a contabilização como segue abaixo, podem me ajudar?

Empresa tributada pelo lucro presumido (A), onde possuem 3 socios sendo 2 PF e 1 PJ (B) , a cada mes os sócios retiram lucro mensalmente, faço os recibos de retiradas normalmente, porém tambem sou responsável contabil pela segunda empresa (B), na qual possuem 2 sócios PF e os mesmos querem retirar os valores recebidos da empresa (A) como seria esse lançamento pois a empresa (B) não possui receita ou seja só existe para o fim especifico de ser sócia da empresa (A).

ALINE ROB TASSIN

Aline Rob Tassin

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 09:46

Estou com outra duvida em questão do 13º salario, como faço o lançamento da 1 e 2 parcela do 13º salario, a 1 é simples, mais a 2 tem o desconto da 1 não sei como lançar esse desconto... Dede já agradeço.

Angélica Ingrid

Angélica Ingrid

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 10:55

Bom dia,

Ainda em relação ao lançamento do Lucro do Exercicio, no caso a empresa é optante pelo Simples Nacional. Ela tem reservas de lucro do periodo anterior, e no ano de 2011 o caixa da empresa se encontra negativo.
Desta forma posso usar o saldo da conta de Reserva de Lucros para compensar o saldo credor do caixa?

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 16:44

Aline,

Estou com outra duvida em questão do 13º salario, como faço o lançamento da 1 e 2 parcela do 13º salario, a 1 é simples, mais a 2 tem o desconto da 1 não sei como lançar esse desconto... Dede já agradeço.

Na 1° parcela ficou assim:

D - Adiantamento 13° Salário
C - Banco

D - Provisões para Encargos do 13°
C - FGTS a Recolher

Na 2° parcela deverá fazer:

D - Provisões 13° Salário
C - Adiantamento 13° Salário


D - Provisões 13° Salário
C - 13° Salário a Pagar

D - Provisões para Encargos do 13°
C - INSS a Recolher
C - FGTS a Recolher

Para esse exemplo se você faz uso das contas de Provisões ao longo do ano (1/12 avos ao mês). Caso contrário, basta substituí-las por contas de resultado (despesas) e no caso do encargo INSS, descontar do 13° Salário a Pagar.

Att





Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 12:48

Aline,

Para o estoque vai depender se vocês trabalham com o controle permanente de estoques ou de forma periódica.
Recomendo você pesquisar dentro do próprio site este assunto, visto que já foi demonstrada em algumas ocasiões.

Att

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.