x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 57.759

Contabilizar Lucro

ALINE ROB TASSIN

Aline Rob Tassin

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 10:32

Sou nova na contabilidade, gostaria que alguém me ajudasse a resolver um problema, estou tentando fechar o balanço de uma empresa simples nacional, essa empresa é prestação de serviço, já foram feitos todo os lançamentos, mais agora falta fazer o lançamento do LUCRO no valor de R$49.254,05, como faço esse lançamento? que conta usar? Depois de feito precisa declarar na DASN o lucro ou no IRPF? Por favor me ajudem não sei como resolver...

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 17:04

Boa tarde Aline,


Após os lançamentos contábeis normais, para encerramento do exercício, deve "ZERAR" as contas de resultado (Receitas e Despesas).

Normalmente, os programas de contabilidade tem esta função que pode ser denominada de "Encerramento do Exercício", verifique no seu sistema se no "Menu", consta esta opção.

Os lançamentos são feitos da seguinte forma:

Debita-se as contas de receitas e credita-se a conta por exemplo denominada "RESULTADO DO EXERCÍCIO".


Credita-se as contas de despesas e debita-se a conta por exemplo denominada "RESULTADO DO EXERCÍCIO".


No final, a conta "Resultado do Exercício" apresentara um saldo que se for CREDOR, significa que a empresa obteve "LUCRO" e no caso da conta apresentar saldo devedor, significa que a empresa obteve um "PREJUÍZO".

O resultado apurado, sem considerar as destinações do LUCRO, devera ser transferido para "Resevas de Lucros, ou Prejuízos Acumulados, dependendo do saldo apresentado.


Segue um simples exemplo, tomando por base que as seguintes contas apresentam o seguinte saldo em 31/12/2011:


Receitas de Serviços Prestados = 100.000,00

Despesas Com Salários = 10.000,00


Lançamentos para encerramento do exercício: