x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.668

Lançamentos Contábeis - Venda Ingresso Cinema

Sergio Cesar de Oliveira Branco

Sergio Cesar de Oliveira Branco

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 12:01

Olá,
Se alguém do fórum tiver experiência neste Ramo e puder me ajudar, agradeço.
- nas receitas de bilheteria, considerando que o valor da exibidora (cinema) seja de 50% e o restante da distribuidora, como deverá ser o registro contábil do reconhecimento desta receita e o lançamento da contrapartida gerando a obrigação do repasse do mesmo?
- em relação aos impostos, a base de cálculo será o total da receita arrecadada ou apenas o valor que faz parte do cinema (50%)?

Se alguém tiver um Plano de contas, para Empresas com atividade de Exibição Cinematográfica (Cinema), seráde grande ajuda.

Agradeço a atenção de todos

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 00:22

De acordo com meus conhecimentos não há como reduzir a base de cálculo dos impostos, na verdade não está ocorrendo simplesmente um repasse do valor ao distribuidor e sim um pagamento a um fornecedor qualquer. Se vc vende um produto cujo recibo do cliente está o valor de 100, não pode contabilizar como receita apenas $50, ainda que o restante seja do fornecedor, isso seria sonegação.

O que ocorre é uma ação de compra e venda de serviços(exibição de filmes no caso)com preço de venda a consumidor final com tabela pré-fixada em acordo entre a exibidora e a distribuidora. Eu pensoque seria isso, há menos que haja algum regimento especial para contabilidade dos cinemas, casa haja me perdoe a ignorância, mas eu nunca ouvi falar...

Att, Bruna

"... vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.