Amigo, boa tarde.
A princípio de tudo você deverá fazer os seguintes lançamentos:
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios.
Entretanto, não se trata, exclusivamente, de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa.
A escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes, dessa forma, favor notar que inicialmente deverá proceder com a devida abertura da escrita contábil, que neste caso seria o seguinte:
ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO
Empresa Nova ou em Implantação
O início da Escrituração Contábil terá por base o instrumento de constituição da empresa que, dependendo de sua natureza jurídica, poderá ser:
a) Empresário individual;
b) o Contrato Social;
c) a Ata da Assembléia de Constituição.
O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes.
A integralização do Capital, ou seja, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos.
O correto é registrar, com a data da assinatura do instrumento de constituição, o compromisso assumido através do seguinte lançamento no diário:
D - Capital a Realizar Sócio "fulano de tal"
C - Capital Subscrito - Capital Social
Valor do capital subscrito......................R$ xxxx
Por sua vez, na data da integralização, pelos sócios, proceder-se-ia ao seguinte registro:
Observe-se que a conta a ser debitada vai variar em função da forma de integralização.
No exemplo, a integralização ocorre em dinheiro, porém, se fosse com um prédio, debitaríamos "Imóveis" e assim por diante.
D - Caixa
C - Capital a Realizar Sócio "fulano de tal"
Recebido para integralização do capital subscrito...........R$
Eis ai os primeiros lançamentos da empresa, obviamente que o amigo deverá contabilizar as taxas pagas na JUCERJ ou RCPJ, os lançamentos ficariam assim:
Pelo pagamento de taxas na JUCERJ ou RCPJ
D = Impostos e taxas municipais/estaduais
C= caixa ou Bancos.
Pgto ao XXXXX cf guia n/mes.............. R$ XXXX
Quanto aos recebimentos que voce disse ter:
Inicialmente terei somente um entrada mensal e de valor fixo, ou seja, somente emitirei uma nota por mês. Como realizar a contabilidade? Quais livros?((no aspecto de escrituração fiscal, verifique junto a prefeitura do seu munícipio))
NOTA IMPORTANTE: Verifique as retenções cabíveis para as devidas apropriações.
Contabilmente o registro far-se-á da seguinte maneira:(usei esse exemplo sem nenhuma retenção)
C = Serviços Prestados(CR)
D = Cliente ou Duplicatas a receber(AC)
Ps. caso o recebimento seja no mês posterior ao da prestação do serviços.
ou
C = Serviços Prestados(CR)
D = Caixa ou Banco (AC)
Ps. caso o recebiento seja a vista.
Vale lembrar meu caro Marcelo que este pequenino exemplo não esgota as diversas formas de classificação contábil, mas servirá de base para que o amigo prossiga a boa prática contábil de sua empresa, não equecendo de verificar cada acontecimento que advenha da atividade de sua empresa. ok? precisando do forum, disponha sempre.
Legendas:
CR = conta de resultado
AC = Ativo Circulante