x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.525

Estrutura de Plano de Contas

REGINALDO CLEMENTINO DOS SANTOS JUNIOR

Reginaldo Clementino dos Santos Junior

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 20:32

Boa tarde, gostaria que alguém pudesse me ajudar em relação a conta "Encargos Financeiros a Apropriar". Durante meu aprendizado, sempre nos apresentaram como uma conta redutora do passivo. Através da internet, busquei informações a respeito e vi que demonstrações, textos técnicos e muitas apostilas asseveram o mesmo. Mas, assim como há muitas informações defendendo essa posição, tem muitos dados confirmando que ela é uma conta do Ativo, o oposto da situação. Por isso, tentei buscar dados em fontes seguras, só que está sendo dificil. Gostaria de que se alguem souber qual a lei, pronunciamento ou qualquer fonte LEGAL, que aborde esse fundamento, por favor me envie. Obrigado.

LINCOLN DIONES MARTINS

Lincoln Diones Martins

Bronze DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 23:34

Caro Reginaldo Junior,

Hoje os fundamentos legais da contabilidade mais seguros são os CPC´s, não obstante é importante analisar as interpreações e orientações aos CPC´s.

Para o seu caso dê uma analisada na Orientação OCPC02 no próprio site do CPC os itens 76 em diante já vão lhe dar um caminho.

Existem cursos específicos tratando de IFRS que também ajudam a dar uma visão, caso tenha interessa é só entrar em contato, abraços!

Lincoln Diones Martins
GDcorp Cursos e Palestras - https://www.gdcorp.com.br
Curso IFRS - http://www.gdcorp.com.br/site/cursos_det.php?id=115

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:22

Quando os juros sao pre-fixados, ou seja, já sabe o quanto vai pagar, é lançado em encargos financeiros a apropriar, conta do ativo.
(Lei nº 6.404/1976, art. 179, I e II, e art. 180)

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.