x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 7.978

Contabilização de empresa que estava inativa

ANDERSON   MAIA

Anderson Maia

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 09:45

Bom dia caros, me tirem uma dúvida, estou com um cliente que reativou sua empresa março de 2011, e ainda não tem nada escriturado, queria saber com os colegas se posso fazer os lançamentos dela a partir do início de março/2011 como se fosse uma empresa nova, ou seja, contabilizando o capital inicial, ou tenho que ver os saldos dos exercícios anteriores a inatividade, lembrando que ao ser reativada mudou-se o valor do capital social, natureza jurídica e CNAE? Desde já grato pelas respostas!

Juliana Mendes Arrivabene

Juliana Mendes Arrivabene

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 17:10

Boa tarde Anderson...

Estou com uma dúvida semelhante à sua.

A empresa permaneceu desde a sua constituição, em 1988, na inatividade. O sócio d empresa adquiriu um imóvel e registrou a escritura em nome da empresa. Agora, em 2012, ele quer ativar a empresa e utilizar esse imóvel para integralizar e aumentar o capital social da empresa.
Não faço a menor ideia de como contabilizar toda essa situação se nunca houve qualquer tipo de registro, fiscal ou contábil.

Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 17:24

Boa tarde Anderson, tudo bem?
Em relação ao seu questionamento, a empresa no tocante, ja teve escrituração contábil antes? Creio que não, pois você afirma que não teve escrituração. Bem, neste caso, aconselho o seguinte:
1° Fazer um levantamento do patrimônio da empresa
Ex: Imobilizado, estoques, obrigações a pagar, direitos a receber.
2° Feito isto, poderá dar início à escrituração contábil, da seguinte forma:
Com os saldos apurados, lançar sua contra-partida em uma conta de origem transitória intitulada "Balanço inicial" ou "Balanço de Abertura", apos os lançamentos pertinentes, o saldo desta conta se "credor" será lançado na conta de "lucros acumulados" se devedor "prejuízos acumulados".
Obs: A mudança de atividade e natureza jurídica não interfiram na contabilidade, somente na forma de apurar os impostos pertinentes, IR, CSLL, ICMS etc...
Att.

Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 17:48

Ola cara amiga Juliana, tudo bem?
Neste caso, o imóvel é um terreno certo? Quando foi adquirido este terreno, devemos levar em conta a valorização do mesmo. Esta empresa já disponibilizava de um capital, correto, dito pela data de sua constituição em 1988, certo? O mesmo foi integralizado em dinheiro? Se sim recomendo a atualização de valores, após isto, contabilizamos o terreno. Assim teremos o seguinte:
O valor do terremo, o valor do capital atualizado, assim da mesma forma, contabilizamos estes valores em contra partida da conta que citei à cima "Balanço de abertura" ou "Balanço Inicial" e o saldo contabilizar em lucros ou prejuizos.
Agora vejamos, se não for viável a atualização desses valores, recomendo abertura de uma nova empresa, e assim a contabilização deste imovel como parte do capital social.

Att.

Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 11:01

Boa tarde Colegas!!!

Tenho uma empresa prestadora de serviços que veio de outro estado recentemente, so que estava inativa ha varios anos, e agora em 2012 o sócio voltou a movimentá-la, porem nao tem nenhum balanço anterior, talvez por ter sido perdido (ele nao sabe informar).
Como devo proceder para abrir o exercicio em 2012, visto que nao tenho dados anteriores, o unico documento que tenho, é o contrato social. Posso fazer a abertura considerando somente os dados do contrato?

WILSON MANUEL

Wilson Manuel

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2012 | 14:09

Ariani Costa, neste caso sugiro seguir os passos da primeira resposta do Leandro Jose da Fonseca:
Faça um levantamento de tudo e contabilize como balanço de abertura ok? No seu caso pode até estar mais fácil, pois a empresa pelo visto nao tinha nada e começou a trabalhar novamente em 2012, portanto comece a contabilizar a partir de 2012. Compras, vendas etc. No balanço de abertura, talvez vc tenha que apenas contabilizar o capital social.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.