x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 21

acessos 26.986

Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 08:52

Bom dia Eluana Maria!!
Eu imprimo os livros nessa ordem:
Livro Diario:
1º) Impressao Livro Diario
2º) Balancete
3º) DRE
4º) DLPA
5º) Balanço Patrimonial
6º) termo de abertura e encerramento.

Livro Razao:
1º) Impressao livro razao
2º) Plano de contas
3º) Historico
4º) Termo de abertura e encerramento.
Nao sei como vcs encadernam, mas eu mando para o menino aqui e ele encaderna para nos!!!

Espero ter ajudado...

Cleide Machado

Cleide Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 11:18

Bom dia a todos!
Também estou com dúvidas em relação ao livro diário.
É a seguinte: o valor do ativo tem que estar igual ao valor do passivo? pois já emiti um livro diário e no balanço patrimonial o ativo e o passivo estão com valores diferentes, valores que verifiquei que seriam do estoque de mercadorias. Está correto?

Desde já agradeço.

Cleide Machado
Assistente Fiscal
J. Maia Contabilidade
Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 15:44

Boa tarde Cleide Nascimento!!!

Esta incorreto! Sempre o valor do Ativo e o Passivo tem que ser igual.
Ex: Se o ativo deu R$ 21.000,00, o Passivo tambem tem que dar R$ 21.000,00. Se os valores derem diferente voce devera verificar e descobrir o porque que nao bate os valores e consertar, Nao fecha a contabilidade se nao estiver correto, ok!! Espero ter esclarecido sua duvida...

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 15:58

Prezadas,


Alem de tudo o que já foi dito, recomendo consultar, aqui mesmo no Portal, a RESOLUÇÃO CFC N.º 1.363/2011 .


[Resolução CFC nº 1.363/2011]


Consultem também, a Instrução Normativa nº 107 de 23 de maio de 2008 do DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio).

[IN DNRC nº 107/2008]

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Renata

Renata

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 18:34

Prezados,

Gostaria de confirmar com os colegas o seguinte... Estou elaborando os Livros Diários de um cliente. Esta empresa existe desde 2009, mas não havia registrado nenhum Livro. Então o de 2009 será o primeiro. Acontece que em 2011 a empresa alterou os sócios. E aí fiquei com uma dúvida: quem assinará os termos e o balanço do Livro de 2009 a 2010? O sócio-administrador antigo, ou o sócio administrador que só ingressou na empresa em 2011?

Eu fico com a 2ª opção, por ser este último o responsável pela empresa atualmente, mesmo sendo informações de uma época em que ele nem sonhava em participar da empresa. Estou certa?

Agradeço se puderem me ajudar...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 18:56

Renata, boa noite.

Voce está correta no seu raciocínio.

Os Livros Diários de 2009 e 2010 deverão ser assinados pelo(s) sócio(s) administrador(es) daquela época.

Att,
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 16:35

Leia,
Se todo o ano da companhia couber em um unico livro, você pode imprimir corrido e colocar somente o Balanço em Dezembro.
Caso seja mais que um livro, você deve fazer o balancete tempestivo.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 08:55

obrigada Anderson! fui barrada esse ano na junta por ter colocado no livro inteiro página ao inves de folha, já estamos no livro 26 e só agora não consegui autenticar, terei que fazer tudo novamente, aí surgiu a dúvida de colocar o balancete ou não, se fizer frente e verso que posso nomear como página, consigo fazer num livro só, aí não coloco os balancetes, vai ficar melhor.

Leia R.P.Harmon
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 13 maio 2013 | 16:38

Boa tarde Maíra,

Tendo em vista que o encerramento contábil de uma entidade leva em conta seu exercício social, os livros diários devem ser confeccionados por período anual.


Segue abaixo link sobre informações que julguei importantes sobre entidades sem fins lucrativos:

http://www.fisconet.com.br/user/materias/contabilidade/entidades.htm

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
RUBENS ANTONIO BONAFINI

Rubens Antonio Bonafini

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 08:04

Bom dia Srs,

gostaria de tirar algumas dúvidas quanto a procedimento de registro de livros diário e razão, onde uma empresa foi aberta no mês de novembro e não teve movimentação nos meses de novembro e dezembro além dos gastos com a abertura da mesma. Dessa forma o questionamento é se devo imprimir e registrar os livros diário e razão desse primeiro ano ou não?

Aguardo,

Rubens

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 11:37

Bom dia sr.Rubens,

A constituição de uma empresa também se trata de um fato contábil, portanto o registro dos livros deve ser feito - mesmo que não tenha mais nenhum outro fato após este.

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Sábado | 7 setembro 2013 | 18:50

Boa noite João Paulo,

Vejo poucas informações contidas em sua dúvida; mas para todos os efeitos o termo de abertura e encerramento de um livro diário deve refletir dados verídicos da empresa em determinado período.

Verifique junto ao cartório, caso necessário retificar dados, as condições para efetuar tal alteração.

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.