x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 26.964

Contabilização Comissão - Franquias

Danilo Aparecido da Silva
Articulista

Danilo Aparecido da Silva

Articulista , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 15:59

Olá caros colegas,

a minha duvida é em relação ao repasse a empresa franqueadora, pois temos uma empresa aqui no escritório e que usa nome de outra empresa um franquia, existindo um contrato entre as duas tudo certo, pois bem, existe um valor de comissão repassado todo mês a empresa franqueadora como contabilizo esse valor na empresa franqueada ??

Danilo Silva.
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 08:35

Uma empresa de franquia que eu faço a nf vem como consultoria, tome cuidado com IRRF.Eu lanço como despesas com consultoria.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 09:37

Bom dia Jane.

O lançamento seria mais ou menos assim (cito mais ou menos pois contabilidade é uma ciencia humana e algum colega pode ter uma outra visão ou modo de resolução):

D - Franquia (CR)
C - Caixa/Banco (AT)
Pelo pagamento da franquia do mês .../12, conforme contrato de franquia acordado em ../../.., tendo como base o faturamento de R$ ...

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
LEONARDO DE OLIVEIRA SANTOS

Leonardo de Oliveira Santos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 10:52

Bom dia, minha duvida é a seguinte, tenho um cliente aqui no escritorio que acabou de adquirir uma franquia, mais a dona da franquia só emitiu uma nota de serviços de Consultoria com metade do valor da franquia, e a outra metade ela só fez um recibo como taxa de franquia, no caso eu queria saber se ela tem que emitir uma nota para a taxa de franquia.

Att.

Leonardo Santos

LUCIANA BERARDINELI

Luciana Berardineli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 18:31

Caros colegas, por favor me ajudem...Um cliente irá abrir uma loja franqueada, na abertura existe alguma diferença de uma abertura normal? e vocês sabem se a atividade for permitida, o fato de ser uma franquia poderá optar pelo simples nacional?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.