x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 13.647

Supermercado ( Lucro Real ou Simples )

Murilo Camargo

Murilo Camargo

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 16:44

Prezados,

Sou varejista e a mais de um ano venho tentando convencer meu pai e seu "amigo" contador a mudar de Simples para Lucro real ( Tenho um pequeno supermercado ) faturamento em torno de R$90.000,00 ( despesas R$12.000,00 a R$15.000,00 ) ( 4 Funcionarios ) porém o contador não quer mudar em hipotese alguma, já outros comerciantes me informam que é viavel sim mudar de tributação, sonego para poder sobreviver, e mesmo assim ainda pago 4.000,00 mensais para a Dilma, estou ficando em uma situação complicada.
Alguem poderia me esclarecer se é viavel, procurei em alguns topicos aqui mas como não sou da área entendo pouco.

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

Daniel Alves

Daniel Alves

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Cadastros
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 23:34

Prezado Murilo

Esta resistência do seu contador em mudar a forma de tributação do seu supermercado é até compreensível. Eu trabalho em uma rede de supermercados que é lucro real.
A rotina é mais complexa, são detalhes que consomem mão de obra capacitada e estrutura. Mas você tributa o seu lucro.

Você poderia sugerir o modelo presumido. Peça para ele elaborar uma planilha que informe todas as suas receitas e despesas e adote todas as formas de tributação (presumido, lucro real, além do simples). Só de posse deste comparativo sua análise ficará mais precisa.

Espero que tenha lhe ajudado, caso precise estou a disposição

Atenciosamente,

Daniel Alves
Murilo Camargo

Murilo Camargo

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 08:50

Muito Obrigado Daniel,

Recebi uma proposta de outra contabilidade, especializada em Supermercados porém o dobro do valor mensal que pago hj, ( nada mais justo ) e é bem capaz que ele desloque um de seus profissionais 2 vezes por semana até minha loja para fazer alguns trabalhos, e a versão dele é que mesmo assim o lucro real é mais interessante no meu caso.

Tb acredito que seja mais interessante, uma vez que este tipo de negocio tem que ter o controle de estoque total, a concorrencia está alta, e pelo que vi os incentivos fiscais dos grandes são enormes, e acredito que eu passando para o Lucro Real tenha condição de oferecer outros serviços aos meus clientes que hj nõ posso devido a tributação.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 12:38

Boa tarde Murilo,
Em primeiro lugar você não deve tomar essa decisão sem elaborar o comparativo orientado por nosso colega Daniel, pois, você pode estar tomando uma decisão sem base em informações e acabar tendo mais despesas. Pois essa mudança envolve também os encargos sociais (inss) que é alto nos regimes Lucro real e presumido.

Quanto aos valores dos honorários, se a sua empresa está no simples nacional e, passando pra lucro real, você vai consegui um valor o dobro do atual ,está muito bom, pois as obrigações acessórias da empresa lucro real são ENORMES, dando muito mais trabalho para o contador.

Na minha opinião a escrituração de uma empresa no lucro real deveria ser, no mínimo, tres vezes mais caro do que essa mesma empresa no simples ou presumido.

Atenc.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 15:59

Olá boa tarde !

Realmente, somente um estudo minucioso feito por um profissional capacitado pode mostrar qual a melhor opção de tributação para esta empresa.

Este comparativo é fundamental, além da organização e da estrutura da empresa da empresa em fornecer os documentos necessários à serem contabilizados orientados pelo contador.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.