x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 15.069

conta reserva de lucros

Romero Oliveira

Romero Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 15:44

Tenho o seguinte B.P.

ATIVO
CIRCULANTE R$ 63.413,54
BANCO CONTA MOVIMENTO R$ 61.104,90
ESTOQUE DE MERCADORIAS R$ 2.308,64
MOVEIS E UTENSILIOS

IMOBILIZADO
MAQUINAS E EQUIPAMENTOS
EQUIPAMENTOS INFORMATICA
VEICULOS


TOTAL R$ 63.413,54

PASSIVO





PATRIMONIO LIQUIDO R$ 63.413,54
CAPITAL SOCIAL R$ 50.000,00
RESERVA DE LUCROS R$ 13.413,54



TOTAL R$ 63.413,54

o valor da conta reserva de lucros não pode ser adicionado diretamente ao caixa, correto? como faço para usar esse dinheiro em favor da empresa, para investir na mesma? quais os lançamentos tenho que fazer?

Obrigado

Marcia Fuji

Marcia Fuji

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 10:33

Bom dia!

Tenho uma dúvida em relação à um cliente. O ramo de atividade dele é administradora de bens próprios e de terceiros. Todo mês ele deseja reservar um valor que deveria passar da Conta corrente para a Conta poupança. Mas esse valor, ele quer que seja destinado à um fundo de reserva. Poderei criar dentro do grupo de Patrimônio Líquido, um subgrupo chamado Fundo de Reserva e nele constar a conta denominada Conta Poupança? Segundo o cliente, esse fundo é para alguma eventualidade/emergência.

Att.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 23:06

Marcia
Boa noite


Não vejo necessidade de criar essa conta de reserva somente fazendo a transferencia da conta corrente para conta poupança seria suficiente.

Entendo que vc só precisa confirmar a conta de reserva considerando que parte venha do lucro da empresa (ao inves de distribuir reaplicar na empresa na forma de reserva).


Heloisa Motoki

HELEN MENEZES KOBAYASHI

Helen Menezes Kobayashi

Iniciante DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 12 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 13:58

Boa tarde! Estou com dúvida sobre a contabilização da Reserva Legal. Se uma empresa possui saldo de prezuízo acumulado e ela teve lucro no exercício, anteriormente à destinação do lucro para reserva legal eu preciso absover o prejuízo acumulado? Para exemplicar melhor:

Prejuízo acumulado: R$ 100.000,00
Lucro líquido no exercício: R$ 300.000,00

A constituição da reserva legal será no valor de R$ 15.000 (R$ 300.000 x 5% = R$ 15.000) ou R$ 10.000 ((R$ 300.000 - R$ 200.000) x 5% = R$ 10.000)?

Muito obrigada pela ajuda!

Helen

Edilene de Oliveira Ferreira

Edilene de Oliveira Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 15:17

boa tarde pessoal, tenho a seguinte duvida:
Uma empresa no lucro real, possui veiculos no imobilizado e quer transferi-los para os socios! Como se dará essa transferencia, apos apurar a depreciaçao? Digo quais os lançamentos contabeis deverei realizar??

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.