x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 869

Deividi Leandro

Deividi Leandro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 11:32

Bom dia,

Estou trabalhando em uma empresa que iniciou o processo de implantação de ERP. Nosso quadro de funcionários no setor contábil é muito enxuto e justamente o responsável pela implantação do sistema pediu demissão antes de minha contratação. As parametrizações estão todas pela metade e a empresa que forneceu o software tem um atendimento horrível, aliado isso ao fato de que peguei o “bonde andando” e o sistema é de difícil compreensão e configuração.
Agora acontece que meus superiores estão encima de mim por que querem a contabilidade dentro da empresa (atualmente é terceirizada) e realmente trabalho apenas para verificar e tentar corrigir problemas de configuração.
Gostaria de saber dos colegas se já passaram por tal situação e como lidaram com ela.
Obrigado pela atenção.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 17:51

Deivid,

Eu passei por duas vezes essa situação, mas só na segunda é que eu estive a frente das decisões. Na verdade não tem muito que "inventar", pois o que você precisa é saber exatamente o que você precisa para gerar uma DRE, por exemplo, e sentar com o responsável pelo software para configurá-la.
Em minha experiência, quando eu cheguei nem gerava a DRE, portanto eu precisei configurar todos os "documentos" que os departamentos utilizavam indicando um débito e um crédito. Após isso precisei inserir todas as contas Patrimoniais e de Resultado no sistema, no qual para cada documento lançado pelos Departamentos, alimentasse a conta em específico.
Creio que cada Software tenham as suas particularidades, mas também você precisa entender os processos de cada departamento, o que eles precisam para assim, indagar o pessoal do software.


Portanto companheiro, mãos à obra.


Att

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 12:01

Bom dia, eu trabalho numa empresa de ERP e o nosso contato com os funcionário é tranquilo, pois dependemos também do usuário para bom funcionamento das operações.

se me permite algumas sugestões
- analisar todas a rotinas da empresa, processos e cadastros;
- verificar quais são os relatórios necessários para rotina da empresa;
- verificar a questão do inventário
- conferir se os arquivos fiscais forão transmitos para receita ou se tem algum pendente (omisso)

Boa sorte, se precisar de alguma ajuda, estou a disposição.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.