x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.430

Lançamento do ativo imobilizado

RAFAEL PEREIRA DA SILVA

Rafael Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 10:00

Bom dia a todos,

Prezados estou com uma duvida referente ao lançamento do ativo. O cliente comprou uma maquina em seu nome (pessoa física), a empresa dele é uma prestação de serviço, ou seja, posso fazer o lançamento dessa compra como se fosse da empresa? Pelo que entendo a empresa deveria fazer uma nota fiscal de compra para o sócio, dando entrada do ativo adquirido, vale ressaltar ainda que a empresa estava em processo de investimento do sócio e precisa adquirir um determinado equipamento para fins de trabalho. Outra duvida ainda, a empresa também adquiriu um equipamento de outra pessoa física que não tinha nada ver com a empresa, e não tinha com emitir uma nota fiscal de venda para. Como deverei fazer esse lançamento contábil?

Atenciosamente.
Desde já agradeço a breve atenção de todos.
Rafael

Assessoria Contábil; Tributária; Depto. Pessoal; Aberturas, alterações e encerramentos de empresas.
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 11:19

Prezado Rafael,

Pelo que entendi o sócio da empresa adquiriu a maquina de outra pessoa física na época que a empresa estava se estruturando.

Se realmente foi essa a situação, o procedimento correto é o sócio se dirigir até a Sefaz e solicitar uma emissão de nota fiscal avulsa da compra de tal equipamento, isso resolverá a situação da compra efetiva da máquina.

Já para integra-la ao ativo da empresa, você pode proceder de três formas a principio:
- Aporte de capital, elevando o valor do Capital Social da empresa;
- Compra de ativo imobilizado, a empresa emitirá a nota fiscal de entrada da compra do bem do sócio;
- Aluguel de máquinas, o sócio alugando a máquina para a empresa, nessa situação necessita ser feito contrato de aluguel e demais documentos correlacionados.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.