x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 13.019

Base de Cálculo ICMS Empresa Optante pelo Simples

RENATO ALVES DE OLIVEIRA

Renato Alves de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 20:05

Prezados(as),

Ao emitir uma NF-e utilizando o Emissor Gratuito da Sefaz SP de uma empresa optante pelo Simples Nacional, a Base de Cálculo do ICMS sai com valor “zerado” 0,00. Isso está correto?

Fiquei na dúvida porque faço a importação do arquivo XML no meu programa de contabilidade, o sistema traz o valor total da nota preenchido e lança o valor integral em isentas e outras. Ocorre, que para calcular a DAS corretamente, o campo Base de Cálculo deve ser preenchido porque somente esse campo é exportado. Neste caso, tenho que entrar manualmente em todas as notas de venda e editar a “Base de Cálculo” retirando esse valor do campo “Isentas e Outras”.

Tem como sair a base de cálculo do ICMS nas notas fiscais eletrônicas de empresas optantes pelo Simples Nacional? Se sim, isso é correto nesse regime de recolhimento?

Muito grato,


Renato

FRANCISCO ROMERIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO

Francisco Romerio Teixeira do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 00:02

Boa noite ;

Renato,


As empresas do simples nacional não realizam destaque do valor do ICMS no campo destinado a esse fim quanto para as demais empresas .

Já o valor do DAS ele vai ser calculado sim pela a base de calculo que você informar, o que você pode solicitar ao programador do sistema que ele vincule o valor faturado as alíquotas que a empresa esta sendo tributada ao simples, ou mesmo controlar extra fiscal, por planilhas.

Há também a obrigação que quando você vender os produtos que permitam credito do comprador, informar o mesmo no campo da NF, de acordo com LC 123/2006 e demais instruções.

Romerio Teixeira.
Tec. Contábil
Analista de Auditoria
[email protected]
RENATO ALVES DE OLIVEIRA

Renato Alves de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 12:51

Boa tarde Francisco,

Muito grato pelos esclarecimentos. Só mais uma coisa... Quando vou emitir a NF-e no sistema gratuito da SEFAZ SP, tenho dúvida sobre qual opção escolher na aba "Situação Tributária" no seguinte caminho:
>>Nota Fiscal
>>Produtos e Serviços
>> Tributos
>>ICMS
>>Simples Nacional
"Situação Tributária"
Posso na maioria dos casos selecionar a opção "400 - Não tributada"?

Grato,

Renato

Pedro Jorge da Silva Junior

Pedro Jorge da Silva Junior

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 12:22

Estou com uma nota de um cliente do simples que fez o destaque nas informações complementares, informando alíquota e o total a ser recolhido. Esta nota é de devolução de venda, na minha entrada eu posso utilizar a nota do cliente e me creditar do imposto que eles mencionou nas informações? Ou devo emitir nota para dar andamento ao tramite?

Obrigado

Pedro

Obrigado!
Pedro Jorge
FRANCISCO ROMERIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO

Francisco Romerio Teixeira do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 12:46

Boa Tarde!

Pedro,

Você deve aproveitar o crédito, sendo que deve observar que diz a SEFAZ de cada estado. Aqui no Ceará somos instruídos para proceder como operação normal, se creditando de acordo com a NF emitida pelo fornecedor.

No entanto, vi em alguns casos que a empresa creditada do imposto deve emitir nf de entrada mencionando o valor do credito devido.

Romerio Teixeira.
Tec. Contábil
Analista de Auditoria
[email protected]
LEONARDO OLIVEIRA PESSOA

Leonardo Oliveira Pessoa

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 23:47

Boa Noite,

Gostaria de saber se existe algum modelo especifico de declaração na qual diz que empresas optantes pelo simples nacional, ficam opcional a escrituração do Balanço Patrimonial, uma vez que:

O artigo 27 da lei complementar diz que as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional poderão, opcionalmente, adotar contabilidade simplificada para os registros e controle das operações realizadas, conforme regulamentação do Comitê Gestor.

Se existir preciso de um modelo.

desde já

Agradecido

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.