x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.999

Impostos, notas e etc

Lucas da Silva

Lucas da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 00:45

Olá, estou planejando abrir uma pequena padaria. E eu tenho algumas dúvidas sobre impostos e etc. Em minha padaria, irei usar comandas, em que o cliente leva a comanda até o caixa e paga pelos produtos que comprou em meu estabelecimento. Gostaria de saber como eu calculo os impostos que terei que pagar, e como isso é feito. Por exemplo, o cliente gastou R$ 106,00 e foi gerada nota fiscal sobre esse serviço, essa nota fiscal vai pra contabilidade, e lá eles calculam o quanto terei que pagar? Como funciona passo-a-passo o cálculo de Impostos e etc? Como proceder para fazer esse cálculo, todos os procedimentos.

Augusto de Souza

Augusto de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 10:56

Bom dia, vou criar uma situação hipotética para sanar minha dúvida.

João (pessoa física) recebeu uma proposta para prestar um serviço de engenharia para uma "empresa A", no entanto, a empresa exigiu NF. Como João não tem tempo de se cadastrar para trabalhar como Profissional Liberal para emitir NF, pediu para seu Tio (Dono de uma empresa B também de engenharia) que emitisse essa nota fiscal para ele. Seu tio aceitou o acordo, mas gostaria de descontar todos os impostos e taxas do valor da nota para então repassar o valor para seu sobrinho para assim não ter prejuízo.

A pergunta é: Quais os impostos e taxas que incidirão no valor da nota e quantos porcentos serão descontado.

mais informações:

Valor da NF = R$ 4.000,00
Descrição da nota: Consultoria em projetos elétricos.
Empresa B = ME de Lucro Presumido.

Será apenas 1,5% de IR + 3% de ISS já que o valor da nota não é superior a R$ 5.000,00 e assim não incide o 4,65%?

Existe outro imposto (IRPJ) que pode ser descontado do lucro do serviço no decorrer do ano?

Agradeço a atenção. Se for necessário mais informações favor solicitar.


R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 11:14

Bom dia Augusto,

Essa situação além de ilegal a meu ver pode ser arriscada para a empresa. Por exemplo, se a empresa não tiver a prestação do serviço descrito como atividade cadastrada, estará prestando um serviço que não poderia.
O mais aconselhável a meu ver é procurar uma Secretaria daFazenda estadual e solicitar a emissão de uma NF Avulsa que tem o mesmo valor que a NF normal.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 08:13

Sobre esta nota seu tio vai pagar IR(32% sobre valor bruto, depois 15%) e CSLL(32%, depois 9%) pelo lucro presumido. Vai pagar pis(0,65%) e cofins(3%) de forma cumulativa.A aliquota do iss verifica com seu municipio.Desconta esses valores.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.