x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.214

Depreciação e valor recuperável

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 14:53

Tenho uma dúvida com relação a determinação do valor depreicável de um ativo, quando se há redução ao valor recuperável (impairment).

Sei que conforme o CPC 27 o valor depreciável é igual ao valor de custo deduzido do valor residual do bem, mas se possuo um bem de R$ 50.000,00 e é estimada uma perda de R$ 12.000,00 e o bem não possui valor residual, devo depreciar os R$ 50.000,00 que é o valor de custo do imobilizado, ou deprecio somente os 38.000,00?

Caso eu deprecie o bem em R$ 50.000,00, quando ele estiver totalmente depreciado, o valor contábil do Imobilizado ficaria negativo, aí fica minha dúvida.

IMOBILIZADO..................................(12.000)

Bem..................................................50.000
Depreciação acumulada.....................(50.000)
Prov. p/ Perda no valor recuperavel....(12.000)

Portanto qual o valor a ser depreciado?

Walter Oliveira.
FABIANO DUTKIEVICZ NAKAYAMA

Fabiano Dutkievicz Nakayama

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Sábado | 17 março 2012 | 09:08

Bom dia,

Walter arcedito que sua resposta esteja no item 63 da resolução 1292/2010 do CFC. conforme abaixo:

63. Depois do reconhecimento da perda por desvalorização, a despesa de depreciação, amortização ou exaustão do ativo deve ser ajustada em períodos futuros para alocar o valor contábil revisado do ativo, menos seu valor residual (se houver), em base sistemática ao longo de sua vida útil remanescente.

espero ter ajudado

Consultor Empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.