x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 920

Escrituração fiscal

Joao cleber

Joao Cleber

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 16:16

Boa tarde, gostaria que alguem me tirasse uma duvida.
Tenho uma emprasa no ramo de materiais de construção, e comprei um veiculo p/ empresa R$100.000,00 ICMS (12%) credito de 12.000,00. Paguei o imposto diferença de aliquota dessa nota e tambem vou usar o credito no CIAP, e tambem vou depreciar esse bem, a minha duvida é: eu tambem posso usar esse credito de 12.000,00 no imposto normal que vence no dia 09 do mes seguinte sobre as receitas de venda aqui na Bahia?(já que usei o CIAP)? Obrigado.

João Cleber
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 16:37

Não, o crédito do icms sobre o imobilizado será apropriado à razão de 1/48 por mês.Ou seja, no seu caso, R$ 250,00 por mês.Também não se admite o creditamento de parcela, em relação a proporção de saídas isentas ou não tributadas sobre o total das operações de saídas.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Joao cleber

Joao Cleber

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 17:02

Então eu não uso o credito de icms da nota de um ativo fixo ou bem, para o imposto normal? ou seja ao lançar essa nota em meu programa eu vou ter que zerar a base de calculo do ICMS para que não gere gredito para fins de redução no imposto das vendas. o credito já aproveito no CIAP 1/48. acho que entendir.

João Cleber
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 17:49

Abate do icms normal.Vou dar um exemplo para simplificar. Compra veículo R$ 100.000,00, valor do icms R$12.000,00.

1-Contabilização icms recuperavel pela entrada do bem no estabelecimento:
D-icms sobre imobilizado a recuperar(ativo). R$12.000,00.
C-veículos.(imobilizado) R$ 12.000,00.

2-Pela apropriação do icms 1/48 no mês:
D-icms a recolher(passivo). R$ 250,00
C-icms sobre imobilizado a recuperar(ativo) R$ 250,00

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Joao cleber

Joao Cleber

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 12:40

CEM-gostaria que me tirasse uma duvida sobre a CFEM.
o valor a pagar da CFEM é receita do mes menos despesas( Pis Cofins, Transporte ICMS seguros etc...)Uma empresa industria e comercio de aguas minerais optante pelo simples nacional, ela paga a CFEM? se pagar tenho uma duvida sobre: sobre o transporte o que considerar como despesa? (seria frete, combustivel..)? e sobre o ICMS? (seria a antecipação parcial 2175 pago no mes e o que mais?) tambem vejo que tem a dedução do seguro, seria o seguro das mercadorias ou seguros com veiculos?

João Cleber

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.