x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 818

Retenções de PJ

ana raquel caires

Ana Raquel Caires

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 13:48

Boa tarde,

Tenho uma dúvida tenho uma empresa X, que presta serviços de Engenharia para a empresa Y. Além das Retenções devidas ( CSLL, ISS, PIS, COFINS, IRRF), a empresa Y está retendo também vale refeição e seguro de vida. Por isso, na contabilidade da empresa X o valor recebido do cliente está sempre a menor. Gostaria de saber qual o lançamento contábil devo fazer para ajustar essa diferença e principalmente se estes descontos não constituirão relação trabalhista?

Obrigada.

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 17:14

Ana Raquel,
eu lancaria como despesa, porque na verdade é uma despesa que a empresa Y "adianta" para a empresa X
ficaria mais ou menos assim:
receita
d-cliente
c-receita

d-VR ou o seguro de vida
c-cliente

ja a parte trabalhista, depende de varios fatores, principalmente se for sempre a mesma pessoa que presta o serviço, corre-se o risco de numa eventual reclamacao trabalhista o juiz der como vinculo trabalhista, mas se tiver mais duvidas na parte trabalhista poste sua duvida na area trabalhista, com certeza um amigo ira te ajudar
abraços,

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.