x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.637

Balanço Patrimonial e DRE

Ana Carolina

Ana Carolina

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 11:32

Bom dia !
Estou começando a faculdade de ciencias contabeis e ja trabalho num escritório aqui na minha cidade.
Logo que comecei a trabalhar,fui seguindo ja o que a empresa fazia,como balanço.
Só que a cada vez que eu fazia o modelo de balanço deles,eu ficava mais em duvida dos resultados ...
O lançamento que faço é o seguinte :
Lanço em despesas tudo o que foi comprado no mês,mesmo que o seu vencimento seja no proximo mês ja lanço dentro desse,ai somo com o estoque que comecei o mês.Isso me da o valor de despesas.
Depois lanço vendas e somo com o balanço final do mês.Isso me da o valor de receita.
Ai eu faço receita - despesas = lucro/prejuizo.
Só que as vezes eu fico me perguntando se esta certo eu lançar dessa maneira ...
Eu fiz uma planilha para controlar o que eu pago todo dia,tipo um livro diario, não sei se serviria para balanço...
Outra coisa também ...nessa planilha eu lanço o que foi pago,como por exemplo :
Tenho um fornecedor e pago ele com um cheque para 30 dias da empresa,vou la e lanço o pagamento,certo.
Ai 30 dias depois cai o pagamento desse cheque e eu lanço la em cheques compensados ...
Estou lançando em duplicidade o mesmo pagamento né ?Qual que eu devo considerar ?
E no balanço uma coisa que eu não entendo muito é esse negocio de estoque inicial + compras - estoque final ....
Por favor ,alguém poderia me ajudar ???
Agradeço desde ja !

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 12:01

Ana Carolina, devem ser feitos ajustes na sua contabilidade. As compras/estoques nao devem ser apurados como despesas, devem ser separados em conta específica para apurar o CMV. CMV:EI+compras-EF, isso para saber o custo das mercadorias que voce vendeu no periodo.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 14:05

Alguns programas lançam as compras diretamente no custo.Depois voce retira desses custos o estoque final, que será lançado no estoque.Em relação aos cheques, voce poderá lançar da seguinte maneira:

A)pelo pagamento com cheque a prazo ao fornecedor:
D-Fornecedor
C-Cheques a compensar(pois o cheque não foi a vista, nao caiu na conta)

B)quando o cheque for compensado:
D-cheques a compensar
C-Banco

Espero ter ajudado.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.