x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.637

Balanço Patrimonial e DRE

Ana Carolina

Ana Carolina

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 11:32

Bom dia !
Estou começando a faculdade de ciencias contabeis e ja trabalho num escritório aqui na minha cidade.
Logo que comecei a trabalhar,fui seguindo ja o que a empresa fazia,como balanço.
Só que a cada vez que eu fazia o modelo de balanço deles,eu ficava mais em duvida dos resultados ...
O lançamento que faço é o seguinte :
Lanço em despesas tudo o que foi comprado no mês,mesmo que o seu vencimento seja no proximo mês ja lanço dentro desse,ai somo com o estoque que comecei o mês.Isso me da o valor de despesas.
Depois lanço vendas e somo com o balanço final do mês.Isso me da o valor de receita.
Ai eu faço receita - despesas = lucro/prejuizo.
Só que as vezes eu fico me perguntando se esta certo eu lançar dessa maneira ...
Eu fiz uma planilha para controlar o que eu pago todo dia,tipo um livro diario, não sei se serviria para balanço...
Outra coisa também ...nessa planilha eu lanço o que foi pago,como por exemplo :
Tenho um fornecedor e pago ele com um cheque para 30 dias da empresa,vou la e lanço o pagamento,certo.
Ai 30 dias depois cai o pagamento desse cheque e eu lanço la em cheques compensados ...
Estou lançando em duplicidade o mesmo pagamento né ?Qual que eu devo considerar ?
E no balanço uma coisa que eu não entendo muito é esse negocio de estoque inicial + compras - estoque final ....
Por favor ,alguém poderia me ajudar ???
Agradeço desde ja !

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 12:01

Ana Carolina, devem ser feitos ajustes na sua contabilidade. As compras/estoques nao devem ser apurados como despesas, devem ser separados em conta específica para apurar o CMV. CMV:EI+compras-EF, isso para saber o custo das mercadorias que voce vendeu no periodo.