x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.690

Pagamento de distriubição de lucro

Marli Barao

Marli Barao

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 13:54

Olá, Estou com uma duvida referente ao pagamento da Distribuição de lucro. Minha empresa esta no Simples, faz contabilidade, e meu numerario está em banco. Ao fazer a contabilidade que se encerra em 31/12, se bem que isso so consigo fazer depois desta data, obtive lucro e vou distribuir aos socios, então como devo proceder ? Devo provisionar em 31/12 e posso pagar no ano seguinte? E como fica na declaração do simples no saldo caixa/bancos em 31/12. E se vou pagar no ano seguinte como fica a DIRF dos sócios.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 14:16

obtive lucro e vou distribuir aos socios, então como devo proceder ?

Se voce fazer a escrita contabil completa, voce pode distribuir todo o lucro.A distribuição do lucro é de acordo com a participão no capital conforme o contrato.

Devo provisionar em 31/12 e posso pagar no ano seguinte?

Pode sim, como pode distribuir antes tambem.

E como fica na declaração do simples no saldo caixa/bancos em 31/12

Se voce pagar no mesmo ano, o valor distribuido sai do caixa.Por isso a empresa deve ter caixa para distribuir.

E se vou pagar no ano seguinte como fica a DIRF dos sócios.

Voce se refere à DIRPF?DIRF é outra coisa.Se for DIRPF e voce pagar ano seguinte, essa informação so sera lançada da declaração subsequente, ou seja, somente no ano que voce realmente recebeu.
Espero ter ajudado.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Marli Barao

Marli Barao

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 14:50

Desculpe, acho não me fiz entender, qto ao pagamento. Apurei em 31/12 lucro ,tenho saldo bancario suficiente para pagar ou seja posso emitir cheque com data de 31/12 ou como devo proceder pra formalizar a distribuição.

Marlon Santos Gondim

Marlon Santos Gondim

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 15:09

Marli!! permita-me entrar na sua conversa e explicar a sua pergunta. observei que o colega deu algumas respostas contudo vc continua em dúvida quanto ao pagamento dos lucros. Vejamos, vc fechou o balanço e apurou lucro ok? tem saldo bancário suficiente ok? vc pode sem nenhum problema emitir o cheque com data de 31/12/2011 e quitar os dividendos a pagar, contudo vc tem que observar que vc estará fechando o seu contábil, o seu financeiro (Banco) permanecerá com saldo, então vc irá fazer uma conciliação bancária do numerário que vc deu saida e consequentemente estará fechando seu financeiro que irá bater com seu contábil entendeu? vale lembrar que como estamos em 15/03/2012 e o cheque supostamente foi emitido em 31/12/2011 vc terá que nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 manter a conciliação ok? espero ter ajudado

Marlon Gondim
Marli Barao

Marli Barao

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 15:19

Marlon, agora chegamos perto do que quero. Então tenho saldo suficiente para pagar, mas ai que não sei como fazer na declaração do DASN, pois o meu saldo bancario CONTABIL vai estar inferior ao saldo do BANCO efetivamente , estou preocupada com cruzamento de informações . E ai os sócios vão declarar como rendimentos isentos em 2011?

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 17 março 2012 | 09:39

Marcia Bom dia!!

Pois bem vc poderá destribuir a qualquer momento o lucro de sua empresa, agora em questão do pagamento vc poderá fazer no mesmo ano de apuração ou no ano posterior. lembrando que a conta Dividendos a parar é uma obrigação da empresa perante o socio, enquanto o Lucro do exercicio é uma conta sem exigibilidade.

Em relação aos rendimentos os socios da empresa podem declarar sem nenhum problema pois o fato gerador é a distribuição do lucro ou seja se a distribuição foi paga no periodo de apuração ou se foi distribuido para a conta de Dividendos a pagar que é uma obrigação da empresa.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.