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Gastos c/ manutenção de Veículo

ALEXIO BRITTO

Alexio Britto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 20:29

pessoal preciso de uma orientação, a empresa teve um custo na manutenção do veículo, em compra de peças um valor de r$ 564,00 e mão de obra um custo de r$ 300,00, a empresa pode agregar valor das peças ao veículo, ou lançar como despesas de manutenção?

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 20:52

O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.


Neste caso, vc deve contabilizar como despesas, o valor das peças originais já está inserido no valor do próprio automóvel, há menos que as novas peças sejam utilitários que não tenham vindo de fábrica,como aparelhos de audio e vídeo, ar condicionado, bagageiros, etc.

Att, Bruna

"... vença pelo esforço."
Rafael Henrique Pereira

Rafael Henrique Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 21:35

De acordo com o CPF 27 - Ativo Imobilizado, se as peças utilizadas no imobilizado provocarem aumento na vida útil desse bem, poderá ser agregado como imobilizado, caso contrário, seria uma despesa ou custo

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"Maturidade tem mais a ver com as experiência que se teve e o que aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou"
W.Shakespeare

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 21:53

Boa noite, Alexio


A empresa teve um custo na manutenção do veículo, em compra de peças um valor de R$ 564,00 e mão de Obra um custo de R$ 300,00, a empresa pode agregar valor das peças ao veículo, ou lançar como despesas de manutenção?

A palavra "manutenção", por si só, explica o fato, e é importante diferenciarmos os tipos de manutenção: a regular, que é reparadora preventiva, visando manter o tempo de vida útil do bem, e a reparadora recuperadora, que foge do escopo da manutenção normal porque seu resultado final prolonga a vida útil do bem.

Por exemplo, a troca de um pára-brisas trincado, o conserto de um capô amassado, a troca de todos os pneus ou então a troca de óleo lubrificante e até mesmo da bomba de combustível em nada aumentarão a vida útil do bem, todavia, a retífica de um motor, sim, prolongará a utilidade do veiculo.

Portanto, como o seu conserto foi apenas uma manutenção preventiva reparadora, e não aumentou o tempo de vida útil do bem, conclui-se que isto deve ser contabilizado como uma despesa de manutenção.

Enfim, a observação de Bruna merece algumas ressalvas:

há menos que as novas peças sejam utilitários que não tenham vindo de fábrica,como aparelhos de audio e vídeo, ar condicionado, bagageiros, etc.

Neste contexto precisamos também observar se tal "perfumaria" irá ou não prolongar o tempo de vida útil do bem, até mesmo porque foram citados acessórios que mesmo sendo retirados do veículo, ele continuará a funcionar da mesma maneira.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
ALEXIO BRITTO

Alexio Britto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 15:48

Ricardo, vou fazer uma resalva. As peças compradas foram para fazer troca de algumas peças da suspenção do veiculo que estavam danificadas. gerou a duvida, porque se não o fizesse esse reparo, o veiculo iria chegar a um ponto que não mais poderia esta em funcionamento.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 17 março 2012 | 00:23

Prezado Alexio


As peças da suspensão não refletem no tempo de vida útil do bem; mesmo que o veículo rode com a suspensão comprometida, a vida economicamente útil dele continuará a mesma, porém, se não for providenciado o conserto, as despesas de manutenção tenderão a aumentar, enquanto que a falta de manutenção adequada de uma parte acabará refletindo na deterioração de outra, gerando despesas que poderiam ser evitadas.

A manutenção da suspensão, indubitavelmente, faz parte dos reparos regulares preventivos.

Por exemplo, um carro rodando desalinhado, desbalanceado ou com os amortecedores ruins, resultará no desgaste prematuro de pneus (além de pivôs e barras de suspensão e até mesmo os rolamentos).

Reitero que deve ser avaliado se a manutenção prolongará ou não a vida útil do bem.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 15:10

Boa Tarde Ricardo Tudo bom ?

Tenho a seguinte dúvida, uma transportadora( Simples Nacional) adquiriu algumas peças como(Tambor de freio de ar, lonasflex, mola, Etc..) para manutenção do Veiculo, ao dar entrada nas peças qual CFOP devo utilizar nesta operação

1.128-> Compra para utilização na prestação de serviço sujeito ao ISSQN

1.556-> Compra para uso ou consumo

aguardo ajuda ..

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

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