x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 3.369

conciliação bancaria

NILSON

Nilson

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 10:01


Ao fazer a conciliação bancaria me deparei com 2 contas do mesmo banco, porem com n°. de c/c e agencias diferente como conciliar?
desde ja agradeço.

Alane Ribeiro

Alane Ribeiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 11:15

Bom dia, alguém pode me ajudar?

Ao final do ano a conta banco passou com saldo virado (conforme extrato), e ouvi dizer que o banco independente de saldo virado ou não no extrato, deve passar com saldo positivo e que nesse caso eu devo fazer um empréstimo do sócio a empresa, isso é certo?

se eu fizer os saldos nunca irão bater, porque na realidade não foi realizado empréstimo para isso, e o saldo bancário do razão está do jeito que está no extrato. Devo alterar alguma coisa só por causa do saldo devedor?

Grata!

Seja você a mudança que quer ver no mundo (Gandhi)
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 11:41


Olá Alene!

Olha, eu desconheço este termo "saldo virado"!
O que ocorre é que na contabilidade o saldo Devedor pertence ao Ativo e tem sinal positivo e o saldo Credor pertence ao Passivo e tem sinal negativo.
Isso explicando para você de forma bem simples.
Se a conta banco no final do mês tem sinal negativo e devedor no extrato bancário, na contabilidade esta conta deve ter saldo credor com sinal negativo e com mesmo valor.
Neste caso se faz no final do mês uma transferência para uma conta de empréstimos bancários em conta do Passivo, e no início do mês seguinte inverte o lançamento retornando este valor para a conta corrente no ativo.
Isso ocorre porque a conta corrente chamada "Especial" é uma conta com limite de utilização de empréstimo.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Alane Ribeiro

Alane Ribeiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 16:00

Alaneee (:

Agradeço as explicações sobre saldos devedor e saldo credor, também já sei que quando no banco(extrato) o saldo der devedor em contra partida o saldo banco(sistema) deve ser credor..

só o que eu queria saber, é se eu tenho que fazer um empréstimo do sócio, para a empresa para não dar um saldo negativo no razão...

e se tenho que fazer isto, tem que ser todo mês que der negativo, ou só ao final do ano, se o saldo der negativo.

Grata!

Seja você a mudança que quer ver no mundo (Gandhi)
Carlos Anesio da Silva

Carlos Anesio da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 16:18

Boa tarde, Alane!
Na empresa onde trabalho, não deixamos o saldo dos bancos negativos, uma vez que trata-se de uma conta do ativo e não pode fechar com saldo virado. Temos uma conta no passivo circulante como nome de "cheques em transito a compensar", pois, geralmente são cheques emitidos e não compensados. Na conciliação bancária, fazemos a transferência no último dia do mês. No dia 1º do mês seguinte efetuamos a transferência de volta para a conta do banco. Esse processo é feito mensalmente.

Carlos Anesio
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 16:29

Oi Alane, me desculpe o erro ao digitar seu nome!

Não é necessário fazer empréstimo do sócio para a empresa para sanar o saldo negativo da conta banco conta movimento na contabilidade.

Como eu disse, para não ficar negativo em conta corrente do Ativo, faz-se um lançamento de "transferência" do saldo para uma conta de empréstimos no Passivo no ultimo dia do mês de referência.

Depois ao iniciar o outro mês faz-se o mesmo lançamento invertido, transferindo novamente o saldo para a conta corrente para receber a movimentação do mês.

O ideal é fazer todo mês, mas pode ser feito nos encerramentos de Balancetes ou Balanço Patrimonial.

Aqui no Fórum já tem tópicos sobre este assunto, se quiser pesquisar irá encontrar mais informações à respeito.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.