x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 944

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 15:59

Boa Tarde
A Todos
Nao faço provisao de 13º (a empresa é lucro presumido) , tenho os proventos da folha de adiantamento de 13º e nao estou me entendo com as contas Adiantamento 13º e 13º a pagar.
Estou fazendo os lançamentos abaixo e nao sei onde estou errando, algume poderia me ajudar???
Porque o liquido esta dando 2.240,00 no balanço aparece no Ativo o Adiantamento do 13 neste valor e no Passivo tambem esta aparecendo o mesmo valor na conta 13º Salario a Pagar, no caso esta conta nao poderia aparecer certo??

Adic Insalubridade: 272,50
D-adic insalubridade (CR) ; C-13º Salario a Pagar (PC)

Aux. Creche: 80,02
D-Aux. Creche (CR) ; C-13º Salario a Pagar (PC)

Adto 13º Salario: 1752,60
D-Adiantamento 13º (AC) ; C-13º Salario a Pagar (PC)

Arredondamento Atual: 1,51
D-13º Salario (CR) ; C-13º Salario a Pagar (PC)

13º Salario Maternidade: 133,37
D-Inss s/ 13º Salario (CR) ; C-13º Salario a Pagar (PC)

Obrigada

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 17 março 2012 | 08:58

Cara Monica Tudo bem?


Pois então o que verifiquei em seu lancamentos e achei que estava errado foi o lançamento de Adiantamento de 13º Salario. Em relação a esse lançamento deve-se fazer o seguinte:

O adiantamento de 13º Salario

D - Adiantamento de 13º Salario (AC)
C - Caixa ou Banco (AC)

O desconto do adiantamento

D - 13º salario a pagar (PC)
C - Adiantamento de 132º Salario (AC)

Agora o que vc deve se atentar é em relação as verbas pois naum entendi direito o que vc quis me mostrar. Porem vou te dar um exemplo

Uma funcionária tem direito ao 13º Salario integral. Supondo que o salario dela seja 622,00 qual a contabilização desse evento?

Como a CLT ordena q o adiantamento seja realizada até o 30/11 1° parcela do 13° salario então temos:

Adiantamento de 13º salario (30/11)

D - Adiantamento de 13º Salario (AC).................. R$ 311,00
C - Caixa ou Banco (AC)............................... R$ 311,00

Provisão de 13°

D - 13ºSalario (CR)................................... R$ 622,00
D - Adiantamento de 13º Salario (AC).................. R$ 311,00
D - INSS a pagar(PC).................................. R$ 49,76
C - 13ºSalario a pagar (PC)........................... R$ 261,24

Ou seja o valor da 2º Parcela do 13º saalrio é R$ 261,24.

Entendeu?

Qualquer coisa me aciona

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Sábado | 17 março 2012 | 10:08

Bom Dia
Humberto
Obrigada pelo retorno
Agora fiquei confusa rsrs

1- Voce colocou no exemplo de cima o desconto do Adiantamento 13º como Credora e no exemplo de baixo voce esta colocando como Devedora

2 - Quanto a minha duvida que voce nao entendeu é que nao minha folha de adiantamento de 13º tem varios proventos pelo que eu entendi do seu exemplo a folha do adiantamento nao se faz provisao??? apenas o pagamento??? a provisao eu faço na folha do 13º??

3- Veja se estou correta a folha de 13º é paga em 20/12 a provisao é feita em 30/12 mesmo certo??

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 18 março 2012 | 23:55

boa noite Monica,

Certo vamos por partes:

1º No adiantamento voce não se faz a provisão das verbas simpesmente voce adianta a remuneração e isso se torna um direito seu que voce tem para efetuar o desconto. E o adiantamento vc pode fazer a qualquer momento com o prazo maximo ate o dia 30/11.

2º Agora sobre a provisao de 13º Salario aconselho provisionar no dia 30/11 pois quando for pagar a 2º parcela do 13º que é paga ate dia 20/12 irá zerar a conta no ato do pagamento. se vc faz o pagamento do 13º salario ate o dia 20/12 a conta no passivo quando vc emitir o razão vai ficar devedoura ate o dia 30/12 que foi o dia que vc fez a provisão.

Qualquer coisa é so me acionar aki ok?

Att, Humberto

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.