x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.415

Participação no lucro líquido

Jean

Jean

Iniciante DIVISÃO 4, Analista
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 10:19

Bom dia Amigos!

Me ajudem a resolver uma questão:

Eu tinha um funcionário, que recebia participação no lucro líquido anual da empresa, porém este foi desligado da empresa em 31/01/2012.

Ao efetuar a apuração contábil do ano de 2011, existiam clientes inadimplentes, bem como existiam obrigações assumidas neste ano de 2011 e que deveriam ser pagas em 2012.

Então na apuração da participação deste funcionário, eu tenho que levar em conta o valor que eu deveria receber destes clientes inadimplentes, bem como abater as obrigações assumidas, ou devo pagar somente o que a empresa apresenta de resultado em caixa, na data de desligamento?

Luan Barros

Luan Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 11:11

O pagamento tem que ser feito de acordo com o resultado do balanço na data do desligamento.

Analista de Sistemas, Bacharel em Ciências Contábeis e Designer em Permacultura. Pesquisador em Contabilidade Rural com ênfase em custos e tributos presta consultoria na área tributaria e de custos para empresas e produtores que atuam no ramo do Agronegócio .  Site: www.contadorluan.com Email: [email protected] Tel: (24) 2453-4888 Cel: (24)9.9232-8011
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 14:07

Na verdade o pagamento tem que ser de acordo com o instrumento de negociação, que deverá constar regras claras e objetivas quanto à periodicidade da distribuição, período de vigência e prazos para revisão do acordo, podendo ser considerado, entre outros, índices de produtividade, qualidade ou lucratividade, da empresa, programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente.Depois este instrumento de negociação é arquivado e o pagamento é de acordo com que foi negociado.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 15:03

Jean,
Se você analisar com cuidado vai entender:

l)a empresa dever ter escrituração contábil, espero que tenha.

2)os dados que você citou(receitas não recebidas e despesas não pagas) tem que constar na contabilidade.

3)É só apurar o lucro normalmente.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.