x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.549

Escriturar RPA

Rosa

Rosa

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 21:17

Tire minha dúvida ao escriturar um recibo de RPA, que contém IRRF, INSS E ISS em uma cooperativa de crédito que segue as regras do plano de contas orientada pelo Banco Central , onde já foi efetuado anteriormente dois pagamentos para adiantando o autônomo, ele não tem cadastro de ISS e mora no município do RJ.

1º pagto. 28/02 50% do valor líquido

2º pagto. 14/03 5o% restante do valor líquido da nota.

15/03 - o recibo de RPA chega a contabilidade

FIZ: 28/02 - conta
D- adiantamento a fornecedor (tenho dúvida se está errado)
C- banco
14/03
D- adiantamento a fornecedor (tenho dúvida se está errado)
C- banco

15/03
D- conta de despesa , adiant. fornecedor ou que conta relacionada a folha de pagamento
C- provisão IRRF
C- provisão INSS
C -provisão de ISS
C -banco

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 08:26

Na hr do pgto da prestação total do serviço voce tem que abater os "adiantamento a fornecedor" que foi pago antecipadamente, apesar de "fornecedor" ser relacionado com compras de mercadorias para revender, pode-se mudar esta nomeclatura.Deve-se tambem lançar a retenção do IR para depois fazer o pagamento.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 08:28

Ola Tania, So achei um erro, no dia 15/03 a ultima conta não é BANCO e sim ADIANTAMENTO A FORNECEDOR. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.