x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 21.053

Contabilizaçao de imobilizado doado

Suzana de Oliveira Pereira

Suzana de Oliveira Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 16:38

Boa tarde!
Como faço para contabilizar a venda de um veiculo (ativo imobilizado) que foi doado a minha empresa, estava sendo ainda depreciado? A minha empresa e filantropica , portanto se trata de Terceiro setor.

Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 16:53

Boa tarde Suzana, tudo bem? Vamos lá.
Certo, você disse que recebeu este veículo à titulo de doação, blz, deve ter contabilizado da seguinte forma: D - veículos (ativo imob) a C - doações (PF ou PJ)conta de resultado. Como será feita a venda? Na contabilidade foi estipulado valor residual do veículo? Eu faço da seguinte forma: no plano de contas crio no grupo de contas transitórias a conta "Ganhos ou perdas de Capital ou imobilizado", em seguida contabilizo a venda:
Suponhamos - valor do veículo 10.000,00(vr contabil)
valor da venda - 15.000,00
contabilização: D- ganhos ou perdas de capital
C- veículos ..... 10.000,00

D - ganhos ou perdas de capital
C- ganhos na venda de imobilizado (ou outras receitas) 5.000,00
Qualquer dúvida, estarei disposto a ajudar.
Att.

Suzana de Oliveira Pereira

Suzana de Oliveira Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 14:52

Obrigada, Leandro! Ajudou muito sua resposta!
Mas tenho ainda uma duvida em relaçao a essa venda. Quando houve a venda do veiculo ainda existia um saldo a ser depreciado. Como poderei baixar esse valor residual no ativo imobilizado?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 14:59

Prezada Suzana,

Utilizado a situação ilustrada por Leandro a contabilização fica da seguinte forma:

Valor da venda R$ 15.000,00
Valor na conta veículo R$ 10.000,00
Valor da depreciação acumulada R$ 4.000,00

> Venda
D - Cliente (AC) 15.000,00
C - Ganho ou perca na alienação de Imobilizado (CR) 15.000,00


> Baixa do imobilizado
D - Ganho ou perca na alienação de Imobilizado (CR) 10.000,00
C - Veículo (AP) 10.000,00

> Baixa da depreciação acumulada
D - Deprec. acumulada sobre veículo (AP) 4.000,00
C - Ganho ou perca na alienação de Imobilizado (CR) 4.000,00

Espero ter ajudado.

At.
Marcos Vinicius

JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 12:37

Boa tarde!
Faço a contabilidade de uma empresa sem fins lucrativos.No imobilizado tem moveis e utensílios no valor de 60.000,00 e já foi depreciado até este ano 25.000,00 aproximadamente.Neste mês ela quer dar baixa deste bem como doação para uma outra empresa Lucro Presumido. Minha dúvida é, como proceder essa baixa....quais os lançamentos contábeis corretos e que valor faço esses lançamentos.E se como objeto desta transação pode ser utilizado apenas um recibo.Outra dúvida, se no caso o bem já fosse totalmente depreciado, assim mesmo teria algum valor contábil?Obrigado pela atenção!Abçs.

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
marcio roberto uzae

Marcio Roberto Uzae

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 11:24

Bom dia Srs,
Gostaria de uma ajuda.

Minha empresa locou uma máquina, que sodreu um acidente e danificou a cabine. Estamos comprando uma cabine semi nova para substituirmos (INDENIZAR A EMPRESA).

Firmamos um contrato de compra e venda, e emitimos uma NF de compra de ativo (cfop 2551) para o transporte de MS -> SP.

Nossa dúvida é como iremos proceder a saida desta cabine, já que estamos considerando como ativo, e será utilizada em bens de terceiros.

Caso alguem possa nos ajudar, desde já agradeço.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.