x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 20.573

Fornecedores diversos

WILTON PAULINO DA SILVA

Wilton Paulino da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 09:56


Bom dia!! Eu posso jogar os saldos dos fornecedores de uma empresa pra uma conta única (FORNECEDORES DIVERSOS) e baixa de todos os fornecedores ser efetuados nesta conta? Essa prática é legal ou não? favor informar a base legal. Obrigado. @Oculto

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 10:44

Wilton,

A base legal não sei te falar, mas entendo que até pode(nunca ví nada falando que não), mas como você vai controlar as contas,como você vai sabe a quem deve ou a quem pagou e etc.Sinceramente achei até estranho a sua pergunta, pois a contabilidade deve ser o mais claro possível e assim as contas analiticas(fornecedores) não vão aparecer.
Resumindo, eu nunca faria isso.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Rogerio Eduardo da Silva

Rogerio Eduardo da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 10:13

Bom dia,

Estou com uma duvida com relação a este assunto.
Estou fazendo a contabilidade de uma empresa, que utiliza a conta "Fornecedores Divesos" e "Clientes Diversos" e assim, acumula todos os seus fornecedores e Cliente nestas contas. Resumindo, como o passar do tempo, acabou se perdendo o controle de quais foram pagos por completo, e recebido tambem.
Estou abrindo estas contas de forma analitica, e cadastrando no plano de contas os clientes e fornecedores individualmente. Porém, existem alguns cliente e fornecedores dos quais se compra ou se vende uma ou duas vezes apenas, e depois não se utiliza mais. Se cadastrar uma conta para cada um dos cliente e fornecedores, o plano de contas ficará muito grande, e levando em consideração que muitos deles se toraram inativos. Qual a melhor forma para trabalhar este cenario? Poderia cadastrar analiticamente apenas os clientes e fornecedores "fixos", e manter nesta conta de Clientes e Fornecedores Diversos, estes clientes de curto prazo?

Att,

Rogerio Eduardo da Silva
Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 10:20

Rogerio Eduardo da Silva,

Embora o plano de contas fique grande e dificulte a manutenção do mesmo, acredito que, por motivos gerenciais, o melhor a ser feito é cadastrar todos.
Até mesmo poque no seu balanço só aparecerá contas que tiverem saldo.
E vamos pensar por outro lado, chega de contas genéricas, de descrições genéricas... além de ficar feio, causa desconfiança.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Rogerio Eduardo da Silva

Rogerio Eduardo da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:28

Olá Mateus,

Obrigado pela resposta.

Sei que não seria o topico correto, mas gostaria de aproveitar o assunto das "contas Genericas", e tirar mais uma duvida, porém agora seria nas contas de Devolução de Vendas.
Quando é feito o lançamento de Devolução, os impostos incidentes desta operação estão sendo lançados nas contas dos impostos sobre a faturamento(Ex:Icms s/Vendas), diminuindo o saldo da mesma. Gostaria de saber, se existe algum tipo de impedimento, para que eu crie contas separadas, no grupo de "Deduções das Vendas" as contas para os impostos (Ex: ICMS s/Devoluções, etc), ou se o melhor é manter como está sendo feito no momento.

Att,

Rogerio Eduardo da Silva
Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:35

Rogerio Eduardo da Silva,

Abra uma conta "ICMS S/ Devoluções de vendas".
A empresa é lucro real?

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:38

Pode criar sim, para deixar DRE mais clara possivel.As especficações das operações só deixaram de ser feitas se o custo for maior que o beneficio.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Raphael Rodrigues

Raphael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:56

Olá Wilton Apulino da Silva,

Na empresa onde trabalho, temos a conta de Fornecedores Diversos pelo fato de haver muitos fornecedores e o balanço acabar ficando muito grande. O controle gerencial desta conta é feito pelo Sistema Financeiro, que me fornece um razão analitico por fornecedor possibilitando o controle mesmo contendo somente uma conta genérica na contabilidade. Ao final do mês ou período eu faço a confrontação dos saldos e valido os razões.
Agora fica a questão, se você não tiver um controle Financeiro eficiênte para controlar os saldos, o melhor seria cadastrar fornecedor por fornecedor na contabilidade.
Não sei lhe dizer a base legal, mas ja conversei com consultorias que disseram não haver problemas quanto a esta prática.

Att.

Raphael Rodrigues
Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:06

Rogerio Eduardo da Silva,

Disponha...
Sempre faça da melhor maneira, sempre detalhado, para que você entenda futuramente, mas também os usuários externos das demonstrações contábeis da sua empresa.
Vamos valorizar a nossa profissão.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Felippe R. Rocha

Felippe R. Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2012 | 17:34

Eu também tinha esta mesma dúvida. Utilizo uma conta para cada fornecedor. Fica muito mais claro para conferir os saldos e dirimir qualquer dúvida. Além da transparência e clareza na apresentação dos livros contábeis. Obrigado aos colegas pelas postagens esclarecedoras.

Felippe R. Rocha

Felippe R. Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2012 | 17:42

Agora amigos, uma dúvida: Quando a contabilidade de uma empresa é transferida de um escritório contábil para outro e o contador anterior utiliza a conta de Fornecedores diversos, como "transferir" os saldos da conta de fornecedores diversos para cada uma das contas de um fornecedor em particular, quando o exercício já está encerrado e os livros impressos e autenticados? Obrigado desde já!

Edna D. dos Santos

Edna D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 01:52


Caros colegas,

Acerca do tema "contas genéricas" a Lei 6.404/76 apresenta em seu art. 176, § 2 os seguinte dizeres:

"§ 2 – Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1(um décimo) do valor do respectivo grupo de contas(...)"

Porém, esclarece: "mas é vedada a utilização de designações genéricas, como “diversas contas” ou “contas correntes"."

Pelo exposto, vê-se que é permitido o agrupamento de contas, desde que não ultrapassem 0,1 do montante do grupo de contas, indique a natureza e sejam, as contas, semelhantes.

Apesar disso, colegas, oriento a utilização de contas agrupadas somente para casos de fornecedores/clientes esporádicos, cuja soma seja considerada pequenos saldos, em virtude do equilíbrio entre custo x benefício (conforme ressalva de Guto Munarin). Para fornecedores/clientes efetivos, é interessante a criação de conta específica para cada um.

Quanto a dúvida do Felippe, é bom lembrar que o fato de que o contador tem ser sempre solidário ao colega de classe, e que ao entregar as escritas de uma empresa ele fica a disposição do colega para esclarecimentos.

Com isso, Felippe, caberá ao contador responsável pela escrituração no período em que constituiu o crédito com fornecedores, esclarecer quais são as obrigações e com quais fornecedores. Afinal, não era ele o responsável por registrar os bens, os direitos e as obrigações?

Espero ter contribuído.

Att.,
Edna D. Santos

Att.,
Edna D. Santos
Thiago Nogueira Viana

Thiago Nogueira Viana

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 07:05

Sim, você pode Wilton, mas jogar saldos em contas "Tal Diversos" deixa o plano de contas muito básico e dificulta uma análise mais completa na empresa, então, se fizer isso, abra essa conta com vários fornecedores e detalhe, para saber como surgiu esse total de "Fornecedores Diversos".

Já fui em várias palestras de Empresas da Construção Civil e percebi que esse é um erro muito fluente no plano de contas, e o que mais dificulta em uma tomada de decisão no futuro.

Att.

Thiago Nogueira Viana
Auditor Interno na Grupo Saga
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 08:01

Olá, bom dia!

Como já foi dito pela Edna resumidamente, para contas de pequenos saldos, esporádicas, pode-se lançar em uma única conta de fornecedores, mas isso não quer dizer que o contador não terá controle sobre os saldos.

Neste caso, deve-se fazer uma planilha de controle paralelamente dos saldos individuais de cada fornecedor ou cliente, sendo conciliadas as contas mensalmente.

Nestes casos são usados livros de contas correntes para este controle.

ABraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.