x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.713

Contabilização de ICMS Substituição Tributária

ALEX LEANDRO DE SOUZA CIPRIANO

Alex Leandro de Souza Cipriano

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:00

Bom Dia!!

Gostaria de saber em relação a data de lançamento para a seguinte situação.
Ex: ICMS Substituição Tributária (Sefaz-CE) referente ao mês 02.2012
o de aquisição interna é pago no dia 20 do mês subsequente (20/03/2012), e a apuração é feita com base na entrada da mercadoria, todas as que deram entrada na empresa no mês de fevereiro.
o de aquisição interestadual e pago no dia 10 do 2° mês subsequente.(10/04/2012), e a apuração é feita com base na emissão da nota fiscal, todas as NF emitidas no mês de fevereiro.
O lançamento do Imposto deve acontecer em 29/02/2012?
D- ICMS Subst. Trib.
C- ICMS a recolher

Agradeço a atenção.

daiana neres de souza

Daiana Neres de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 10:58

Bom dia,
Aproveitando o tópico...
Estou com dificuldade ao lançar uma nota, vendo mercadorias importadas para revenda e algumas mercadorias possuem substituição trib. qual cfop devo usar 5403 ou 5405. os campos BC icms e valor do icms devem estar preenchidos na nota. A contabilidade passou 3 informações diferentes, estão mais perdidos que eu rsrs alguém pode me ajudar?

agradeço

ALEX LEANDRO DE SOUZA CIPRIANO

Alex Leandro de Souza Cipriano

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 07:25

Daiana
Vamos Analisar:
5.403 6.403 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto . Portanto, se você retem o imposto do seu cliente, vc deve utilizar este, pois você o substituiu no pagamento do imposto.
5.405 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído . Quando o seu cliente vender o produto é que ele usarar este cfop.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.