x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.239

Sustentabilidade, Custos, Boas Práticas

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:04

Boa tarde nobres colegas.

Resolvi criar este tópico buscando ajuda na questão de sustentabilidade. Acho que devemos tomar partido e fazer nossa parte para com o meio ambiente. Não encontrei em nenhum lugar, um post falando sobre a economia e o beneficiamento do meio ambiente.

Como é um tópico que visa a redução de custos na aplicação de sustentabilidade e quais as boas práticas podemos adotar para reduzir custos e ajudar o meio ambiente, inseri nos tópicos referentes a Contabilidade em Geral, e gostaria de algumas dicas do que os colegas fazem no dia-a-dia para contribuir.

Algumas atitudes eu tomei por aqui, como trocar os equipamentos de vídeo CRT por LCD, o que reduziu muito no custo da energia, quase 100 reais mensais foram reduzidos. Mas só isso não basta, e eu gostaria da ajuda de vocês.
Obrigado.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 08:52

Bom dia Lucas,

Muito interessante a sua iniciativa, quero parabeniza-lo, de fato
podemos com pequenas medidas contribuir para o bem estar do nosso planeta.

Como medidas, adotamos o reaproveitamento de papéis (Folha A4)
fazendo a impressão em ambos os lados, utilizando como rascunho, etc.

Também subsituimos os monitores, e quando não estamos em uso com os
equipamentos, os desligamos.

Aproveitamos bastante a luz natural, reduzindo assim, os gastos com energia elétrica.

São alguns hábitos que adotamos.

Grande abraço

"100% focado onde houver 1% de chance"
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 10:13

Outra parte interessante seria a substituição da emissão de papeis por arquivos em pdf.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Jociclê Silva

Jociclê Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 11:00

Também o uso de dois monitores pode reduzir o uso de papel em até 35% ao se comparar planilhas, relatórios e balancetes. Esta medida resultou em uma considerável redução de custos para a empresa onde trabalhava, sem falar que agilizou bastante o operacional.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 11:15

Até a instalação e manutenção dos aparelhos sanitários, torneiras, bebedouros, pode resultar em economia de água.

As idéis são várias.

O desafio esta em concientizar a terem boas práticas, o benefício é para todos.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:44

Bom dia Colegas.
-- Paulo:
Também adotamos esta pratica, inclusive de clientes que tem papel sobrando, podemos utiliza-los.
Para os monitores, usamos dominio de rede, e podemos tentar encontrar algumas configurações no servidor
para controlar e desligar os monitores ligados que não estão em uso.

-- Guto Munarin:
Essa é outra das ferramentas que estamos implantando aqui, já instalei o PDF Creator em todas as máquinas.
Os recibos de informativos entregues, estou pedindo que os funcionários criem o PDF ao invés de imprimir.

-- Jociclê Silva:
Excelente observação. A 15 dias instalei meu segundo monitor aqui, e posso afirmar que é completamente diferente.
Por ter um campo de visão maior, e poder comparar dois aplicativos abertos um em cada tela... Facilitou muito minha vida.
E realmente, evita a impressão de papeis para ficar conferindo.

-

O que eu gostaria de implantar realmente é o uso de energia solar. Porém o custo X benfício ainda é muito inviável.
As placas ainda são caras, e a eficiencia é baixa. Já existem no mercado, novas tecnologias, mas ainda não está acessível a todos nós.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Pedro André Dias

Pedro André Dias

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 10:27

Bom dia A todos,

Primeiramente parabenizo a iniciativa do nobre amigo Lucas, da troca de idéias sobre este tema neste canal.

Deixo como sugestão:
- o uso de copos de vidro ao inves dos descartaveis;
- o uso do papel reciclável ao inves do a4 branco;
- Incentivos de tratamento para funcionarios pararem de fumar;

Abraço!

Cordialmente,
Pedro André Dias
Contador
http://www.planosassessoria.com 
Josiane Schneider

Josiane Schneider

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 09:32

Eu costumo comparar dois arquivos utilizando janelas lado a lado. Abra os arquivos que deseja comparar, clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas mostrar janelas lado a lado. Com isso diminui as impressões.

JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA

José Rubens de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 14:51

Boa tarde a Todos!

Adotar um copo descartável diariamente, é uma boa idéia!

Empresa com Matriz e Filiais utilizam o mesmo banco de dados. Poderia uma empresa distinta das demais, mas com os mesmos sócios, utilizar o mesmo banco de dados? Caso afirmativo, reduziria a poluição e melhoria no trânsito, pois não haveria a necessidade dos dirigentes se deslocarem de uma loja para outra com o intuito de verificar seus estoques, etc, utilizando apenas o acesso remoto.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 11 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 09:21

José Rubens de Oliveira

A ideia é boa, e também permitida José. Muitas empresas já fazem assim, evita mesmo que fiquem ligando e trafegando, porém ainda assim é necessária a "vistoria" dos patrões, pois o estoque importante não é o só o fiscal, e sim o real.

A qualidade da energia que chega na empresa também é importante. Achamos que algum aparelho queima pois sua vida util chegou ao fim, mas na verdade pode ser má qualidade.
Aqui a energia 110 chega 134 137... já chegou até 142 V. Fiz reclamação na CEMAT e vou aguardar os resultados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.