x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.229

impressão livro diario

LENIR STURMER

Lenir Sturmer

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 09:26

Bom dia

Tenho uma duvida quanta a impressão do Livro Diário, se tenho que mandar mês a mês, ou se posso mandar ref. periodo, 01/01/2011 a 31/12/2011, por exemplo. Se mandar por mês, vai ficar sempre o inicio do outro mês em outra pagina. Li nas normas de contabilidade que tem que respeitar as partidas mensais, alguem sabe explicar o que dizer isso? Será quer dizer que deve ter o total por mês no livro?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 10:05

Prezada Lenir,

Aqui na empresa que trabalho as impressões dos livros diários normalmente são por trimestre ou bimestre, isto porque, não deixamos que cada livro ultrapasse as 500 paginas e sugiro que faça semelhante, pois, dessa forma, além de ficar mais elegante o visual do livro também facilita o seu manuseio.

Quanto a questão de respeitar as partidas mensais entendo que quer dizer que não segregar os lançamentos de um mês em livros distintos, ficando o termino de cada livro sendo o ultimo dia do mês em questão.

At.
Marcos Vinicius

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 10:10

Aqui no escritorio, quando o movimento da empresa é pouco, o livro diario é impresso anual.Mas com empresas com bastante movimento sugiro que faça conf. colega Marcos comentou.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Edson Vieira dos Santos

Edson Vieira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 10:14

Bom dia,
Concordo com o Sr. Marcos!

A grande maioria dos sistemas contábeis, tem a opção de “quebra por mês”, desta forma estará respeitando as normas contábeis.

Mas sempre é bom lembrar, que empresas sujeitas ao SPED Contábil, não precisão efetuar a geração do Livro Diário.

Att.

Edson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.