x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.413

Organização de arquivo

Nei Esteves Lopez

Nei Esteves Lopez

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 09:31

Olá Maria Cristina,

Creio que a sua pergunta deve se referir à melhor forma de correlação / agrupamento entre os diversos tipos de documentos gerados ou recebidos pela área financeira, antes de arquivá-los, estou certo?

Pergunto isso, pois, a organização de arquivos não distingue área e sim, à escolha da melhor metodologia para que o seu arquivo possa ser melhor acondicionado e favoreça o mais perfeito gerenciamento eletrônico das informações nele contidas.

Assim sendo, replique-nos qual é exatamente a sua dúvida para que possamos enriquecer os nossos comentários e lhe ajudar, ok?

Maria Cristina dos Santos Brandão

Maria Cristina dos Santos Brandão

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 11:10

Bom dia!

Faço a parte de gestão financeira da empresa, mecho principalmente com documentação bancária, sendo que não preciso enviar esse tipo de documento ao contador, então ponho em um arquivo. Digo que preciso de ajuda, pois sei que em certas áreas existe também legislação para o arquivo de certos tipos de documentos.

Não sei se estou conseguindo ser tão clara em minha pergunta, se não, estiver por gentileza me orientem para que possa explicar melhor.

Grata.

Nei Esteves Lopez

Nei Esteves Lopez

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 14:23

Olá Maria Cristina,

Quanto à TEMPORALIDADE de guarda dos documentos, sugiro consultar este link: http://www.arquivar.com.br/informativo-solucoes/tabela-de-temporalidade-de-documentos-pessoa-fisicaclique aqui

Nele, você vai encontrar tipos de documentos e o que diz a legislação sobre a guarda dos mesmos.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 18:56

Olá M. Cristina e colegas...

A gestão financeira é o coração da empresa, necessita de controle do fluxo de caixa, bancos, contas à pagar, à receber, impostos à pagar e a receber.

Agora o volume disso tudo vai depender do tamanho da empresa, do volume de numerário corrente, necessitando de uma, duas pessoas ou departamentos separados para cada setor.

O ideal é ter um método que possa agregar todas estas funções, controlar bancos é mais fácil, pode ser feito através de um livro de conta correntes, digital ou não, mas sendo minucioso nos lançamentos diários, sempre com documentos anexados, e conciliando com os extratos bancários.

Quem utiliza cheque, pode emitir cópia de cheque e anexar ao documento pago, ou através de débitos ou os créditos, anexar cópia dos boletos, pagos ou recebidos.

Quando um documento pago é uma nota fiscal pode-se emitir recibos e anexar, pois é a prova da quitação, assim com todas as outras despesas pagas.

O caixa é outro fluxo que também se pode controlar com lançamento dos pagamentos e recebimentos em livro de conta corrente ou o próprio livro caixa, com fechamento diário, lançamento no ato dos pagamentos ou recebimentos.

São algumas dicas, é extenso o assunto, mas espero ter ajudado.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.