Olá M. Cristina e colegas...
A gestão financeira é o coração da empresa, necessita de controle do fluxo de caixa, bancos, contas à pagar, à receber, impostos à pagar e a receber.
Agora o volume disso tudo vai depender do tamanho da empresa, do volume de numerário corrente, necessitando de uma, duas pessoas ou departamentos separados para cada setor.
O ideal é ter um método que possa agregar todas estas funções, controlar bancos é mais fácil, pode ser feito através de um livro de conta correntes, digital ou não, mas sendo minucioso nos lançamentos diários, sempre com documentos anexados, e conciliando com os extratos bancários.
Quem utiliza cheque, pode emitir cópia de cheque e anexar ao documento pago, ou através de débitos ou os créditos, anexar cópia dos boletos, pagos ou recebidos.
Quando um documento pago é uma nota fiscal pode-se emitir recibos e anexar, pois é a prova da quitação, assim com todas as outras despesas pagas.
O caixa é outro fluxo que também se pode controlar com lançamento dos pagamentos e recebimentos em livro de conta corrente ou o próprio livro caixa, com fechamento diário, lançamento no ato dos pagamentos ou recebimentos.
São algumas dicas, é extenso o assunto, mas espero ter ajudado.
Abraços