x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.147

Contabilidade inicial de uma empresa antiga

Lucicleide Rodrigues

Lucicleide Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 15:38

Boa tarde a todos,

Estou com uma duvida e preciso da ajuda de vcs. Como inicio a Contabilidade uma empresa que apenas tinha a Escrita fiscal e o depto pessoal, nunca fez lançamentos contabeis. Agora que estou inciando a contabilidade desta empresa, não sei com que valores faço o Saldo de abertura.

Agrdeço a ajuda

Cleide

Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 16:29

Lucicleide,, vejo duas formas: 1) fazer o balanço de abertura considerado os saldos existentes em controles da empresa na data atual, por exemplo 01/01/2012: como saldo de bancos, caixa, relação de contas a pagar e a receber, contrato social e inventário de estoques e imobilizado. inicia os saldos das contas, faz o ajuste contabil necessário ao balanceamento das contas e segue normalmente o ano de 2012.
2)Retroagir ao inicio das atividades da empresa e fazer a contabilidade desde lá, com base nos documentos existentes.

Só precisa tomar cuidado com as informações já prestadas ao fisco em DIPJ.

Lucicleide Rodrigues

Lucicleide Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 16:44

Nivaldo, obrigado pela atenção, já levantei os saldos necessarios para o balanço de abertura, porém todos os valores são baixos, mas o Estoque é altissimo, por ex: Caixa: 35.000 Capital 5.000 Fornecedores: 45.000 mas o estoque levantado na Escrita fiscal é de R$ 1.800.000,00. São apenas esses os valores levantados. Isto da um lucro acumulado de R$ 1.785.000 - Impossível não acha??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.