x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.388

venda de terreno do imobilizado

Carlos Henrique de Freitas Valério

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 15:40

Estou efetuando a venda de um terreno que consta no ativo imobilizado. A referida venda será "a prazo". Ocorre que pode haver a possibilidade do comprador desistir da venda antes que ocorre o vencimento das parcelas. O Instrumento de Compra e Venda foi assinado em janeiro com o pagamento da 1ª parcela, mas os pagamentos seguintes não ocorreram. Qual a melhor forma de contabilizar esta operação.

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 21:12

Carlos,

Voce somente vai dar baixa contábil do imovel quando ele for totalmente quitado e a escritura for transferida. Também pagará os impostos que forem devolvidos no momento da transferência;

Os pagamentos das parcelas voce lança em adiantamentos de clientes. Ao receber todo o valor combinado, voce baix a conta de adiantamento contra a conta de ativo e de lucro (se houver ganho de capital)

Se ele desistir e voce for devolver a parcela, faz a baixa na conta de adiantamentos.

Pelo menos pe assim que tenho feito.

Att.

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 16:32

Caros amigos, boa tarde. Primeiro obrigado pela atenção. Guto, ainda não fiz a apuração de ganho, pois como citei o comprador pode desistir da compra. Paulo, estava com a idéia de efetuar a operação conforme você postou, acho o mais correto e obrigado pela informação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.