x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.618

Lucro Real - Caso prático

Ronaldo Souza

Ronaldo Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 15:21

Em relação à uma empresa, tributada pelo Lucro Real, que produz tratores pequenos para transporte de matéria prima,
se esta empresa retira 1 destes tratores do seu estoque de produtos acabados (EPA) para utilizá-lo nas atividades dessa fábrica, tenho 2 dúvidas. Em relação à contabilização da operação, eu simplesmente credito o valor do trator na conta "estoque" e debito em "máquinas e equipamentos" no grupo do imobilizado? E em relação aos impostos recuperáveis (PIS, COFINS, IPI, ICMS) , os quais foram creditados pela aquisição dos insumos, quais devem ser estornados, quais ainda podem der recuperávies e qual o prazo de realização dos impostos recuperáveis? Quem souber me ajudar em pelo menos uma das minhas dúvidas, agradeço...

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 16:27

Transfere o bem para o ativo, para depois deprecia-lo normalmente, conforme RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.170/09, item 35.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Dairson M. O. Carneiro

Dairson M. O. Carneiro

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 16:36

Ronaldo,

Será feita uma transferência de valores, o Trator sairá do circulante e passará para o imobilizado (não-circulante) no valor final do produto, ou seja, o CPV que seria registrado se fosse uma operação de venda.

No caso dos Impostos, como eles são recuperáveis, será usado para abater os valores a recolher, portanto, se você der baixa destes valores você estará reduzido seu "crédito", quando for registrado os impostos incidentes na venda você não terá esse "crédito" para abater do valor a recolher.


Isto não é uma afirmação, apenas o simples entendimento da ciência. Se alguém não estiver de acorto façam as devidas correções.


Abraço.

Leonardo Silva

Leonardo Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 17:04

Uma empresa da Lucro Real é obrigada a declarar o Lalur, agora se esta empresa de Lucro Real não tiver nenhuma movimentação durante o exercício, é obrigada a declarar o LALUR?

Se algum tiver embasamento legal, por favor me ajude.

Contador Leonardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.