x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 4.471

Livro Diário - Numeração.

Steffany Santana

Steffany Santana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 16:09

Boa tarde!!!

Empresa iniciou suas atividades em 2010, sendo optante pelo LUCRO REAL, tendo entregue seu diário nº 01 via speed contábil.

Em 2011, por ter optado pelo LUCRO PRESUMIDO, ficou dispensada da entrega do speed contábil.

Diante do exposto, pergunto:

Qual será o número do Livro Diário para 2011, a ser impresso pela contabilidade?

Meus agradecimentos!!!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 18:04

Independente de ser Lucro Real ou Presumido os Livros Diário e Razão terão uma única numeração.

O que poderá mudar serão relatórios ou formas de impressão dos Balanços por exigência de uma ou outro enquadramento, mas isso é raro, deverão ser impressos de acordo com as exigências, mas não altera a numeração dos livros.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Steffany Santana

Steffany Santana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 23:56

Boa noite.

Agradeço a opinião dos nobres colegas sobre a questão.

Só espero que pelo fato do Livro Diário enviado via sped contábil não ter sido ainda autenticado pela Junta Comercial não seja fator impeditivo para registrar o livro seguinte.

Abraços a todos que colaboram para dirimir minha dúvida.

Emanuel Santos Cangussu

Emanuel Santos Cangussu

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 09:16

Bom dia.
Caros, tenho uma dúvida referente a numeração dos livros.
No meu caso, devido volume, a impressão do livro foi divido em duas partes, uma de 01/01 a 30/06, e outra de 01/07 a 31/07.
A numeração de ambos será a mesma, por se tratar do mesmo ano, ou cada um terá a sua numeração?

Att.

Keiti

Keiti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 09:30

Bom dia, Emanuel



Quando subdividir o livro diário , será sequêncial sempre a numeração, nunca irá conter a mesma
númeração por se tratar de períodos diferentes. lembrando que no último periodo têm que conter o Dre e o balanço.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 14:09

Emanuel, cada livro tem que ter numeração própria com termos de abertura e encerramento, suquência cronológica e como a Keiti disse tem que conter no último período o DRE e o Balanço Patrimonial.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.