x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 945

Leonardo Silva

Leonardo Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 20:19

boa noite!

Antes de criar este tópico, eu li dezenas de outros artigos postado no forum sobre Lalur, porém, não encontrei a resposta sobre minha duvida.

Uma empresa de Lucro real é obrigada a escriturar o Lalur. Agora, se esta empresa durante o exercicio não tiver nenhuma movimentação financeira (ativo, passivo), é necessario escriturar o Lalur?

Se houver embasamento legal, por favor me auxiliem.

Contador Leonardo
Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 17:37

Leonardo,

Lalur é o livro auxiliar para apuração do Lucro real partindo-se do lucro contábil.

Assim caso a empresa esteja "sem movimento" no período, não apresentou movimentação financeira ou economica, logo, não apresentou lucro ou prejuizo não precisará preencher o lalur.
Caso tenha apresentado lucro ou prejuizo, deve sim, caso esteja no lucro Real, preencher o Lalur mesmo que seja apenas para informar o Lucro contábil, nenhum ajuste e o lucro real = o Lucro contábil.

A base legal esta o RIR 99

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.