x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 673

ROGÉRIO MAGALHAES

Rogério Magalhaes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 08:32

Bom dia.

Amigos estou com a seguinte duvida, no lucro real a provisão do faturamento pode ser lançada pelo montante
Ex. D= Duplicatas a receber R$ 148,417.22
C= Mercadorias para revenda R$ 148,417.22
Este seria o faturamento do mês..

Agora no recebimento no meu caso e sempre via cartão de crédito ou débito e ficaria desta forma.
D= Banco / caixa R$ 500,00
C= Duplicatas a Receber R$ 500,00

Ai a duvida é o seguinte quero gerar o livro (G) Sped, Estes lançamentos acima estão correto pois como recebi através de cartão de crédito não tenho n° da NF sobre a nota que recebi o R$ 500,00 poderiam me ajudar com a minha duvida. desde já agradeço a todos .
Atenciosamente. Rogério Gomes

Rogério Magalhães
E-mail: [email protected]

Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 09:07

Bom dia Rogerio, tudo bem?
Com relação ao seu questionamento, na contabilidade, geralmente trabalhamos com o princípio da competência, ou seja, são lançados os eventos conforme seu conhecimento, no ato que acontecem. No seu caso,se tratando de uma expectativa de faturamento, o mais correto seria uma previsão média do faturamento, e creio que não há lançamento pertinente na contabilidade comercial, somente um controle extra contábil para comparações posteriores. Já, se o caso for de vendas a prazo, o lançamento correto seria o seguinte:

Pelo reconhecimento das vendas.
D- Clientes ou duplicatas a receber (AC)
C- Revenda de Mercadorias (RE)

Pelo recebimento líquido (cartão de crédito)
D- Banco Conta Mov ou Caixa (AC)
C- Clientes ou duplicatas a receber (AC)

Pela parte correspondente à taxas de administração.

D- Taxa de administração Cartão "x"(RE)
C- Clientes ou duplicatas a receber (AC)

Vale a pena ressaltar, que no seu caso, se tratando de venda por cartões de crédito e débito, existe a incidência de taxa de administração das operadoras de cartão de crédito, por isso,deverá ter um controle e conciliação bancária eficaz, para não haver divergências em sua contabilização.

AC = Ativo Circulante
RE = Resultado

Espero ter ajudado.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.