x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 868

Venda de Terreno

IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Segunda-Feira | 16 abril 2012 | 16:58

Boa tarde Prezados!

Gostaria que vocês me ajudassem a sanar minhas dúvidas sobre uma pegunta de um cliente que tenho.

O ramo de atividade da Empresa é Construção de Edificioes e Corretagem na compra e venda e Avaliações de Imóveis.

A empresa efetuou a compra de um terreno no valor de R$ 1.713.727,38.

O valor de venda foi de R$ 1.416.011,28, com reserva de fração ideal.

Preciso saber qual será minha base de cálculo para um possivel cálculo de imposto e quais impostos irão incidir sobre esta operação. Lembrando que este terreno não foi comprado com um imobilizado.

Aguardo a ajuda de vocês!

Agradeço desde já!

Igor

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 abril 2012 | 18:16

Se o objeto social da empresa não tem a atividade de compra/venda terreno/imoveis acredito que deveria estar lançado no ativo imobilizado e depois calcular o ganho de capital, se houver ganho. A tributação dependerá do regime tributario da empresa, presumido ou real deverá adicionar a base de calculo o ganho. Agora como voce informou que não comprou como imobilizado onde foi lançado?

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 08:29

Exatamente este é o problema. Conversei com a gerente da Empresa e ela falou comigo que o terreno não foi a compra de um imobilizado e logo em seguida ela vendeu este terreno e nem fizemos este lançamento contábil ainda.

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.