x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 19

acessos 7.361

Contabilização

norieida aparecida giacometti

Norieida Aparecida Giacometti

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 10:31

Bom Dia!
Preciso de mais uma informação.
No extrato bancário tem um lançamento ( RDCARD MCDBTO - O VALOR ESTÁ NO CRÉDITO , é uma venda a vista pelo cartão de crédito, certo.
Lançamento:
D - BANCO

C- REVENDA DE CARTÃO DE CRÉDITO ( RECEITA )


Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 14:00

Norieida,

O Lançamento ficaria assim:

D-Banco Tal(PC)
C-Valores a Receber-Cartão de credito(PC)

Att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
norieida aparecida giacometti

Norieida Aparecida Giacometti

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 14:21


Boa Tarde!

Jose, mais nesse caso eu estou vendendo uma mercadoria da loja, certo e o meu cliente vai passa o cartão de credito, nesse caso não seria a revenda dessa mercadoria e entrando dinheiro no meu banco.

Muito obrigado, pela gentileza de me responder.

Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 14:21

olá Norieida,

seu lançamento está correto... na contabilização do recebimento, você procederá Debitando a conta da aplicação do recurso. e Creditará a conta de Resultado (Receita)

D - Banco Conta Movimento.
C - Receita com venda (débito Cartão de credito).

Att.

"A Escrita, Compreendi, foi invenção não de um poeta, mas de um Contador, na necessidade de fazer registros".
Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 14:26

Norieida,

você precisa fazer o lançamento da venda e da entrada de numerário.

da baixa do estoque

D- CMV - custo mercadoria vendida
C- estoque de mercadorias para revenda


da entrada de numerário

D- Banco conta movimento
C- receita com venda

Att.

"A Escrita, Compreendi, foi invenção não de um poeta, mas de um Contador, na necessidade de fazer registros".
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 15:24

Boa tarde!

O que ocorre é que em empresas pequenas, onde o giro é a vista, vendas e pagamento de despesas, muitas vezes se faz o lançamento diretamente no caixa ou bancos.

O fato do cliente pagar pelo cartão de crédito, não quer dizer que a Receita seja uma conta "Revenda com Cartão de crédito", a receita continua sendo: Venda de Mercadorias ou Revenda de Mercadorias.

Para melhor contabilizar estas operações, deve-se praticar o lançamento de creditar a conta clientes no lançamento das vendas, e fazer outro lançamento do pagamento, onde se fará o recebimento através do cartão de crédito.

O mesmo ocorre no pagamento de despesas, as notas de despesas devem ser lançadas na conta fornecedores e os pagamentos com baixa na conta fornecedores.

O fato de emitir a nota fiscal não quita o pagamento ou recebimento, mas gera um faturamento.

As vezes as pessoas querem diminuir a quantidade de lançamentos e fazem diretamente, não ficando demonstrado no razão a realidade da operação realizada.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 15:29

Norieida,

da despesa (saída de recursos)

está correto. você debitará a conta de Despesa e creditará a origem do recurso.

D- despesa com ..............
C- Conta Banco Movimento.


"A Escrita, Compreendi, foi invenção não de um poeta, mas de um Contador, na necessidade de fazer registros".
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 16:26

Em tempo, quero retificar uma afirmativa que fiz acima, no parágrafo:

Para melhor contabilizar estas operações, deve-se praticar o lançamento de creditar a conta clientes no lançamento das vendas, e fazer outro lançamento do pagamento, onde se fará o recebimento através do cartão de crédito.


O lançamento correto é de DEBITAR a conta Clientes no ativo circulante e CREDITAR a conta Venda de Mercadorias no grupo de Contas de Resultados.

Com isso o pagamento será DEBITAR a conta de recebimento do numerário e CREDITAR a conta de Clientes, pelo recebimento das vendas realizadas.

Me desculpem a falha no texto, se houver dúvidas, estarei a disposição.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 17:20

Olá Norieida !

Especifique melhor o que é este GIRO PARCELADO, por favor!

Presumoque seja um emprestimo de dinheiro tomado pela empresa que foi parcelado os pagamentos.

Se for isso, você precisa pegar o Contrato para provisionar as taxas, juros e as parcelas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 16:22

Fabi Oliveira

seu lançamento está correto... na contabilização do recebimento, você procederá Debitando a conta da aplicação do recurso. e Creditará a conta de Resultado (Receita)

D - Banco Conta Movimento.
C - Receita com venda (débito Cartão de credito


O lançamento da venda, voce faz quando ela é realizada, o recebimento referente a venda a prazo, é outro lançamento.

Pela Venda:
D-Clientes(AC)
C-Vendas a prazo(CR)

Pelo Recebimento:(no caso do lançamento do extrato)
D-Bancos(AC)
C-Clientes(AC)

De outro forma, voce irá contra os principios contabeis e demonstrações financeiras. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 17:36

caro colega Jose Cisso,

entendi o que quis expor, não sei se me expressei mal, ou você que não compreendeu. mas esse lançamento é da venda a vista, a duvida era sobre como contabilizar a entrada do dinheiro.

a contrapartida da entrada do valor da venda, será sempre conta de resultado. RECEITA COM VENDAS/VENDAS DE MERCADORIAS...

da venda prazo eu procederia:

D-clientes
C-venda de mercadoria a prazo

pelo recebimento,

D - banco conta movimento
C-Clientes

da mesma forma exposta por você.

Att.

"A Escrita, Compreendi, foi invenção não de um poeta, mas de um Contador, na necessidade de fazer registros".
David

David

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 15:28

Boa Tarde... Quero ajuda quanto a um histórico do banco itaú! Ocorre que aparece repetidamente o histórico "ANTECIPAÇÃO DE CARTÃO", a que se refere esse histórico? Seria antecipação referente a um valor que possa ser recebido de um cliente que fez compras no estabelecimento a prazo?

Agradecido!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 16:23

Boa tarde David!

Os lançamentos contábeis devem ser feitos através de documentos que comprovem e demonstrem a operação realizada.

O extrato bancário deve ser utilizado para conferência dos documentos que foram lançados da movimentação financeira da empresa.

Com isso se você encontrou lançamentos no extrato bancário que não tem documento correspondente, entre em contato com o empresário ou com o responsável pela movimentação da conta e solicite o documento que corresponda à aquele lançamento.

ABraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.