x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.831

Conciliando uma conta atrasada (saldo "estourado")

Roger

Roger

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 21 abril 2012 | 00:03

Pessoal,

Minha dúvida parece simples mas na prática está um caos completo.
Estou fazendo a conciliação de uma conta que há tempos não vinha sendo conciliada, logo, estou tendo que retroagir para achar todas as diferenças e ajustá-las para que assim o saldo contábil fiquei igual ao saldo do relatório (base de conciliação).
O problema é que realmente está MUITO complicado de fechar o saldo dessa conta, pois existem inúmeras pendências antigas que não foram localizadas e outras diferenças que não consigo localizar.
Enfim... não consigo acertar o saldo contábil com a base.
Qual o procedimento mais adequado nesse caso?
Devo deixar planilhadas essas diferenças e explicar a situação para a auditoria ou lançar em alguma conta de resultado?


braz

Braz

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sábado | 21 abril 2012 | 13:45

Roger, o procedimento mais indicado é fazer a conciliação desta conta, se necessario, fazer retificação nos lançamentos e declarações entregues a RFB. att

Roger

Roger

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 21 abril 2012 | 13:57

Eu entendo que o procedimento é ter a conta 100% conciliada.
O problema é que está difícil demais encontrar as diferenças. Estou retroagindo muito para trás e não consigo fechar o saldo.
Tem alguma outra saída nestes casos?
obrigado

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 08:24

Prezado Roger,

Qual é a conta que você está tentando conciliar, dependendo de qual seja, existe meios mais específicos, e normalmente mais fáceis, de realizar tal conciliação.

Mais na regra geral, concilie analiticamente o razão contábil com a informação extra contábil, faça a composição da conta e com as pendências nela existente, procure o setor responsável pela informação para buscar informações (isso provavelmente irá resolver parte das pendências). O que restar demonstre ao contador para ele tomar a decisão do que irá ser feito.

Saliento que é bom realizar todos esses procedimentos antes de qualquer contato com a auditoria.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.