x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.482

Como efetuar os lançamentos corretos?

Joclécio Freitas Santos

Joclécio Freitas Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 09:59

Bom dia!!!

Estava pesquisando sobre ICMS e de repente apareceu um tal de DIFERENCIAL de ALIQUOTA que me deixou um pouco confuso, entao criei um caso prático para que me mostrem como seriam feitos os lançamentos. Obs. Se caso não foi claro o caso prático favor mostrar um mais adequado.

EX. prático:
Minha empresa é lucro real, localizada em SE(aliquota interna 17%) e compra de uma empresa localizada em SP(aliquota interestadual 7%). O valor da mercadoria é R$ 1000,00. Vendi essa mercadoria por 1500,00. Como ficariam os lançamentos contábeis e fiscais?


Desde já agradeço a colaboração.

JOCLÉCIO FREITAS SANTOS
Bel. CONTADOR
[email protected]
(79) 989-1812
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 11:55

Prezado Joclécio,

O ICMS diferencial de alíquota se refere à distorção das alíquotas aplicadas por cada SEFAZ. No caso que você exemplificou a alíquota para o imposto será de 10% (17% estado origem e 7% estado destino) e esse percentual é calculado em cima do valor na nota fiscal R$ 100,00 (R$1.000,00 X 10%). Este valor tem que ser recolhido a SEFAZ do seu estado, contudo, tal valor pode ser utilizado como credito na apuração do ICMS mensal. Os lançamentos abaixo tratam apenas a questão do ICMS.

> ICMS da compra
D - ICMS a recuperar (AC) 70,00
C - Estoque (AC) 70,00

> ICMS diferencial de alíquota
D - ICMS dif. alíquota (AC) 100,00
C - Banco (AC) 100,00

> ICMS na venda
D - ICMS s/vendas (CR) 105,00
C - ICMS a recolher (PC) 105,00

> Utilização dos créditos do ICMS diferencial de alíquota
D - ICMS a recolher (PC) 100,00
C - ICMS dif. alíquota (AC) 100,00

> Apuração do ICMS mês
D - ICMS a recolher (PC) 5,00
C - ICMS a recuperar (AC) 5,00

Nessa situação em especifico você ainda ficaria com R$65,00 de ICMS a recuperar para o período seguinte.

At.
Marcos Vinicius

VALDIVINO PEREIRA DE SOUSA

Valdivino Pereira de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 16:47

Prezados colegas.

Estou com uma enorme duvida a respeito de um fato que ocorreu numa empresa sob minha responsabilidade. O fato é o seguinte. A empresa recebeu de um cliente uma conta em cheque de valor maior do que lhe era devido. Depositou o cheque na conta da empresa e emitiu um cheque da empresa devolvendo a diferença paga a maior ao cliente. Como devo fazer o lançamento da devolução dessa diferença?.

um abraço

Valdivino

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.