x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 13.860

Lançamento contábil - remessa de bonificação

dinho

Dinho

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 11:09

A empresa x - emitiu uma NF Remessa de Bonificação cfop 5910 para a empresa onde trabalho ( finalidade - tinta para testar) . Gostaria de saber como proceder o lançamento contábil sobre essa NF?

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 14:10

Boa tarde Anderson, a pessoa jurídica que recebeu mercadorias em bonificação constante no documento fiscal de compra das mercadorias, efetuará o seguinte registro contábil:

D- Estoques (AC)
D- ICMS a Recuperar (AC)
C- Fornecedores (PC)

Neste caso o custo total das mercadorias adquiridas deverá ser rateado pela quantidade total recebida, incluindo as mercadorias bonificadas, obtendo novo valor unitário para a totalidade da mercadoria recebida.

No caso da mercadoria bonificada ser destinada ao Ativo Imobilizado, em vez da conta Estoques, deverá ser utilizada uma conta específica desse subgrupo.

Caso as bonificações não constem do mesmo documento fiscal de compra das mercadorias, isto é, se estas foram recebidas mediante nota fiscal em separado, com a mesma data de emissão da nota fiscal de compra, tal operação somente poderá ser enquadrada como bonificação se realmente for comprovada que esta bonificação está vinculada à compra das mercadorias para fins de rateio do custo de aquisição pela quantidade entregue pelo fornecedor.
No caso da não comprovação de que essas bonificações estejam relacionadas com a aquisição das mercadorias será caracterizada como doação, sendo contabilizada da seguinte forma:

D- Estoques (AC)
C- Doações Recebidas (Outras Receitas) (CR)

Os valores registrados na conta "Outras Receitas" são tributados pelo IRPJ e pela CSL, observando-se que, no caso de pessoa jurídica optante pelo lucro presumido, o valor da doação deverá ser acrescido a base de cálculo do IRPJ e da CSL.

Os valores recebidos em doação também devem ser incluídos na base de cálculo da Cofins e da contribuição para o PIS-Pasep devidas no regime de incidência não cumulativa.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
dinho

Dinho

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 14:39

Guto é uma nota de tinta - para teste ( pintar os equipamentos) da fabrica. A empresa emitiu essa nota fiscal ( remessa de bonificação) Quero dar entrada na contabilidade - não gera pagamento, não tem impostos. Gostaria de saber qual a conta de debito e a contrapartida que devo lançar.
Aguardo.

dinho

Dinho

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 14:44

Continuo na dúvida...qual conta lançar!!!

A empresa x - emitiu uma NF Remessa de Bonificação cfop 5910 para a empresa onde trabalho ( finalidade - tinta para testar) . Gostaria de saber como proceder o lançamento contábil sobre essa NF. É uma bonificação da empresa X PARA a empresa que trabalho.

Evair Antonio de Souza

Evair Antonio de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 15:38

Olá Anderson,

No caso o conceito de bonificação indica que houve uma doação de uma empresa para a sua empresa. No lançamento, você deve reconhecê-la como Receita contra uma conta do ativo.
Você deve observar que se o simples fato de pintar resultar em um aumento da vida útil do bem, você deve registrar este custo no ativo imobilizado, ou seja, imobilizando o custo.
Dessa forma o lançamento ficaria:

D - Máquinas e equipamentos
C - Receitas com Bonificação

Att.,

Evair A. de Souza

A vida é um aprendizado constante.
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 16:27

Anderson, segue o comentario que postei. Se as bonificações vieram em uma NF em separado, deverá contabilizar:
D-estoques/ativo (dependendo se for mercadoria ou aumentar via util do ativo)
C-doações recebidas

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.