x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 21

acessos 36.410

Contabilidade Matriz e Filial Transferencia

Felipe Cesar

Felipe Cesar

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 15:44

Teria algum Lançamento de transferência de Cheque e Cartão da filial para a matriz??

Pq é assim algumas vendas com cheque feitas na filial eles depositam o cheque na conta bancaria no cnpj da matriz, isso ocorre tbm com os cartões de credito toda venda de cartão o credito para receber cai na conta com CNPJ da matriz, teria algum lançamento para ser feito para transferir essas vendas da filial para a matriz?

Faço a contabilidade separada e a apuração trimestral consolidada.

Obg.

Mauricio Barros

Mauricio Barros

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 21:13

Caro Felipe,

Na hipótese de existir determinadas operações individuais entre a Matriz e Filiais, as quais envolvem pagamentos de despesas da filial efetuados pela matriz (conforme indagação), ou transferência de numerários, sugiro que seja utilizada pela matriz uma conta denominada “Conta Corrente Filial” de forma que registre essas operações.

Ou seja, para facilitar é necessário que que o Plano de Contas utilizado pela Matriz seja o mesmo para as Filiais e o controle das transações efetuadas entre a Matriz e suas Filiais deve ser promovido através das chamadas "Contas Correntes".

Exemplo fictício de lançamento entre Matriz e Filias considerando que o a transferência de numerários da Filial para a Matriz.

Pelo registro do lançamento na Matriz:

D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Contas Correntes – Filial (ANC)


Já no registro da operação pela Filial:

D - Contas Correntes Matriz (PNC)
C - Clientes (AC)



Espero que tenha ajudado.

Abraços.
SUCESSO!

MAURICIO BARROS
Consultor Contabil
[email protected]
Felipe Cesar

Felipe Cesar

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 08:19

Mauricio, eu criei 2 contas a primeira no ANC da matriz com o nome de "Conta Corrente Filial" e outra no PNC da filial com o nome "Conta Corrente Matriz", assim ao termino do mes ou trimestre essas 2 contas devem bater os valores correto.

No caso de uma transferencia de dinheiro do banco da matriz para a filial p/ pgto de duplicatas ficaria assim:

Na Matriz
D:Conta Corrente filial (ANC)
C:Conta Banco movimento

Na Filial
D:Fornecedor
C:Conta Matriz(PNC)

Estaria correto?

obg

Mauricio Barros

Mauricio Barros

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 09:15

Olá Felipe!

Seu raciocinio está correto, entretanto eu entendo que se tratando de transferência de valores da Matriz para a Filial, na filial você terá que registrar a entrada desses valores no caixa ou banco.

Exemplo:

D - Caixa ou Banco (AC)
C - Conta Corrente Matriz (PNC)


Em seguida registrar o pagamento da obrigação.

D - Fornecedores (PC)
C - Caixa ou Banco (AC)


Desta forma irá detalhar todas as operações apresentadas na empresa.


Um grande abraço
SUCESSO!

MAURICIO BARROS
Consultor Contabil
[email protected]
Tarcísio Júnior

Tarcísio Júnior

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Logística
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 15:53

Boa tarde!

A empresa em que trabalho está integrando uma empresa adquirida no sistema Datasul como Filial. Até o momento a empresa comprava a matéria-prima na Usina com entrega conta e ordem nesta "filial" (que realiza um processo de corte antes de envia-la para matriz) pois, até então, tratava-se de um terceiro. A mudança está prevista para 1º de agosto e até agora não conseguimos definir qual(is) o(s) melhor(es) processo(s) para tratarmos esta compra de matéria-prima. O grande problema é que o faturamento continuará na matriz como é hoje e, assim sendo, o custo da matéria-prima deve ser pago pela mesma. Já imaginamos algumas situações, como a que descreveremos abaixo. Gostaria que se alguém já passou por uma situação parecida ou conheça a melhor forma (legal) de tratarmos tal situação que nos contate.

1ª Opção: Matéria-prima faturada diretamente para filial que a processará e transferirá posteriormente para matriz com o preço formado da seguinte maneira: Preço da MP + Preço do corte. (OBS: Acreditamos que pelo volume de movimentações a empresa será penalizada pelo elevado valor de imposto (ICMS) pago nas transferências).

Desde já agradeço!

Fernando

Fernando

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 14:20

Boa tarde,

Aproveitando a linha de raciocínio do Felipe e dos demais colegas, gostaria de confirmar se esses lançamentos fictícios estariam corretos:

A situação é a seguinte a empresa "A" pagou o IPI para a empresa "B".

Contabilização na "A":
D - Empresa "B" (AC)
C - Conta Corrente "A" (AC)

Em seguida registrar o pagamento da obrigação.

Contabilização na "B"
D - IPI a Recolher Empresa "B" (PC)
C - Empresa "A" (PC)

No meu entendimento no momento que a empresa "A" faz o pagamento para empresa "B" ela adquiriu um direito sobre a empresa "B" e em contra partida a empresa "B", ao ser beneficiada pelo pagamento do IPI, passou a ter uma obrigação com a empresa "A".


Desde já agradeço a atenção dispensada.

Fernando

Fernando

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 18:12

Boa tarde, Prezados.


Gostaria de esclarece um duvida a respeito dessas contas.

Eu posso no final do mês debitar ou creditar uma contra a outra pra demonstrar se a filial esta credora ou devedora?

Desde ja agradeço a atenção.

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 22:56

Olá Felipe, boa noite

Não sei qual planificação contabil mas sugiro que vocde adote uma conta de numerários em transito.

Então teriamos os seguintes lançamentos:

No recebimento das vendas pela filial:
Debitar : Numerários em Transito
Creditar : Clientes/Vendas

Na trasnferencia à Matriz

Debitar: Caixa/Bancos
Creditar: Numerários em transito

Ou seja a Conta Numerários em transitro é uma conta transitória dentor do próprio grupo das disponibilidades.

Espero ter ajudado, boa sorte e bom final de semana

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 17 novembro 2012 | 06:43

Prezados,

Se as movimentações são entre matriz e filiais, sugiro a criação de contas ativas e passivas de trasferências entre partes interrelacionadas. Ao repassar o valor entre as unidades, os saldos vão sendo baixados. Ao consolidar o balanço das filiais com a matriz estas contas são excluidas.

Se as movimentações são entre empresas diferentes, meu entendimento é o de que se trata de venda e compra de produtos.

Att



Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br
Aline Dias

Aline Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 17 novembro 2012 | 17:27

Boa tarde!
Li alguns tópicos a respeito desse assunto, porém ainda tenho algumas dúvidas.
Estou fazendo a contabilização de uma empresa e a mesma abriu uma filial recentemente.A matriz comprou um ativo que, na verdade, está com a filial.O lançamento, acredito que seja o mesmo utilizado nos exemplos anteriores correto?Só devo utilizar a conta do respectivo bem.
Porém não entendo como essas contas correntes, utilizadas nas transferências entre matriz e filiais são encerradas na consolidação.
Utilizo o sistema contábil da Folhamatic.E o suporte me informou que para consolidação, é necessário abrir uma terceira empresa e importar para esta os lançamentos da matriz e da filial.
Para encerrar essas contas correntes (filial e matriz)e as mesmas não aparecerem no balanço, devo fazer um lançamento nessa terceira empresa onde debito a conta que esta com saldo credor e credito a que está com saldo devedor?

Desde já agradeço o esclarecimento!

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sábado | 17 novembro 2012 | 22:37

Olá Aline, boa noite

Nos casos de compras de bens pela Matriz e transferidos para filial, não vejo necessidade de criar contas correntes entre as duas, no entanto alem da emissão da nota fiscal de transferência voce deve ter o controle patrimonial para idenificar a localização dos bens.

Dessa forma voce tem o controle dos bens em poder da filial saisfazendo as exigências fiscais de inventário.

Necessariamente não a a necessidade de lançamento contabil para isso emobra possa ser adotado sistemática para isso.

boa sorte

Fernando

Fernando

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Domingo | 18 novembro 2012 | 22:59

Boa noite
Gostaria de agradecer a todos pelas respostas.
Mas percebi que eu me esqueci de mencionar que estas empresas tem uma particularidade entre elas.
São empresas dos mesmos donos e eles misturam os pagamentos das contas.
Ou seja, eles pagam conta de Água, telefone da empresa “A” na empresa “B” e vice versa.
Dessa maneira eu criei duas contas para cada empresa.
Na empresa “A” eu criei uma conta tanto no ativo como no passivo para a empresa “B”.
E na empresa “B” eu também criei uma conta o ativo e passivo para empresa “A”.
Minha pergunta é:
Sabendo que essas empresas fazem essas operações de pagar contas uma das outras, gerando obrigações e deveres.
Posso debitar ou creditar uma contra(ativo e passivo) a outra para demonstrar no fechamento se a empresa esta credora ou devedora?
Exemplo:
Empresa A:
Ativo-Empresa B-7.000,00
Passivo-Empresa B 4.000,00
Lançamento:
D- Passivo-Empresa B 4.000,00
C- Ativo-Empresa B 4.000,00
Hist. Transf. De saldo ref. a contas paga no período.
Então ficaria assim:
Ativo-Empresa B-3.000,00
Passivo-Empresa B 0,00
Peço desculpa da minha insistência para esta questão, mas é que esta empresa me gerou bastante duvidas à este respeito e ainda não estou certo se o raciocínio seria este mesmo.

Agradeço muito a atenção dada.

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 09:00

Olá Fernando, bom dia


O correto é isso mesmo, vai se amortizando o conta corrente no transocrrer do periodo mas o ideal mesmo que esse conta corrente não leve saldo para o periodo seguinte.

Por tratar-se de operãção financeira é bom lembrar que está sujeita a contrato com estipulação de juros remuneratórios e incidência tributação do IOF.

Boa sorte e uma excelente semana

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 09:43

Olá bom dia!

Esta questão do Fernando é uma situação que não é o contador que tem que se adaptar às empresas e sim as empresas se adaptarem às instruções e formas corretas de movimentação financeira e escrituração contábil.

Para fins fiscais e contábeis, estas operações citadas são caracterizadas como mútuo entre as empresas, envolvendo recolhimento de IOF, e onde você pode estar pesquisando no Fórum, pois já existem tópicos que descrevem a forma de registro desta operação.

Mesmo estas empresas pertencentes ao mesmo sócio, o fato de ser distintas, terem seus próprios contratos sociais, capital social e atividade faz com que estas empresas tenham caixas distintos, independentes um do outro.

O empresário precisa controlar de forma que os caixas sejam independentes, pois uma empresa não pode pagar contas de outra empresa. E isso além de incorrer em operações incorretas, faz com que o empresário não tenha controle de custo das empresas e por consequência irá aumentar sua carga tributária, correndo até o risco de ser autuado por sonegação fiscal e cair na malha fina.

Este tópico diz respeito à contabilização de matriz e filiais e este não é o seu caso.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Aline Dias

Aline Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 17:33

Obrigada pela resposta Brígido!
Porém, tenho uma dúvida.Caso eu efetuasse o lançamento, a forma de encerramento dessas contas de compensação (contas correntes) é essa mesma que exemplifiquei, creditando a conta com saldo devedor e debitando a conta com saldo credor na consolidação?

Peço desculpas pela insistência na questão, porém não consegui entender como essas contas são zeradas.

Grata.

SERGIO LUIZ MENDES VELOSO

Sergio Luiz Mendes Veloso

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 julho 2013 | 13:15

Concordo o que os colegas descreveram acima.

Mesmo que as empresas sejam a mesma, as operações, compras, vendas, transferências, as contas em si, são distintas, então a conta transitória que no caso "Conta Corrente Matriz" e " Conta Corrente Filial" ao final do exercícios terão os mesmo saldo (em tese), e como resposta serão excluídas, pois foi feita a consolidação das mesmas, ou seja, já se juntaram e não possuem mais aquelas operações.


Att
Sergio
Sou novo aqui, estou tentando me adaptar, OTIMO FORUM!

Contabilidade Hohl Ltda

Contabilidade Hohl Ltda

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 13:53

Boa tarde

Tenho um caso de matriz e filial, onde a filial que é de Manaus, compra castanha, e transfere para matriz em SC, estou em duvida nos lançamentos, pois a filial não tem receita para fazer a compra, não efetua venda.
Como devo contabilizar essa transferência, e como justificar a compra sem receita?

Agradeço a atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.