x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 31.030

Classificação Dividendos na DFC

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 09:09

Bom dia,

Deparei-me com uma situação no mínimo polêmica.
Tenho uma empresa que tem capital social subscrito de 30.000,00. Depois de anos de operação, surgiu o momento de fazer a distribuição dos lucros aos sócios sob forma de dividendos aos sócios. O valor destes dividendos é de 150.000,00, ou seja, 5x mais.
Minha dúvida é: Como classificar na DFC essa distribuição? Como financiamento reduzindo? Ou como operacional reduzindo?

Minhas 2 visões que geram a polêmica:

- Financiamento: Quando integralizado o capital, entra como atividade de financiamento, afinal os sócios financiam a empresa. Na "devolução" destes valores ou dos resultados seria aí também classificada. Semelhante a um empréstimo concedido, quando não for esta a atividade empresarial.

- Operacional: Faz parte da operação da empresa transformar o investimento dos sócios em lucro e depois devolvê-lo.

Em minha opinião, a classificação correta é como Financiamento mas gostaria das opiniões.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 14:11

Boa tarde R.obson, o valor pode constar em qualquer um dos campos mencionados por você, ou seja, nas atividades operacionais ou financiamento. Dê uma lida na Resolução CFC nº 1.296/2010 - NBC TG 03 - Demonstração dos Fluxos de Caixa.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 19:35

Ok Guto,
Mas no meu lugar tu classificaria como?
Sei que posso classificar das duas formas mas gostaria das opiniões para avaliar como a maioria de nós faria.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 15:52

Na minha opinição o mais correto seria em atividades operacionais, pois o valor veio exatamente das atividades da empresa.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.