x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 2.637

Ativo não contabilizado em periodo correto

Raul Neves

Raul Neves

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 12:03

Bom dia,

Prezados estou com a seguinte situação:

Uma empresa não possuia nenhum tipo de registro contábil (sem Balanço/DRE/Razão/Caixa..) nada msm.
Entretanto agora há a necessidade de começar um registro. Acontece que a empresa possui algumas maquinas com valor expressivo e preciso alocá-las no ativo Permanente. Tais máquinas possuem nota fsical, porém com que conta contra-partida vou lançar?


D- Maquinas e Equipamentos
C-??

Att,

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 13:32

Prezado Raul,

Diante do caus que esta empresa deve estar o menos ruim é que pelo menos você possui as notas fiscais, nisso você pode está já considerar a depreciação transcorrida da data de aquisição dos mesmos até a presente data. Já no que se refere ao lançamento, já que você esta montando um balanço de abertura sugiro que você não lance necessariamente partidas dobradas, e sim, lançamentos múltiplos. Montando toda a situação em planilha antes de colocar a informação no sistema. Garanto-lhe que você terá uma compreensão bem melhor dos lançamentos a serem feitos.

At.
Marcos Vinicius

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 17:43

Raul,

É necessário definir o capital social, integralizar o mesmoo e a contrapartida dos débitos será o caixa ou bancos, na datga da compra dos bens.

Se o capital social já está denifido e integralizadoe não é suficiente para acobertar a compra dos bens, sugiro contratos de mútuo com os sócios.

Seria esta a dúvida?

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br
Raul Neves

Raul Neves

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 12:42

Então,Paulo Cleomar e Marcos Vinicius...

Eu estou tendo que constituir o primeiro balanço da empresa, que será usado como base, mas como expus, há um maquinário extenso (500.000,00) ante o capital aplicado da sociedade (100.000). Preciso encontrar uma contra-partida.
Alguma ideia de conta, estava pensando em Ajustes de Periodos Anteriores, no PL...

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 12:47

Raul,

De onde veio o valor da diferença para de R$ 400 mil para adquirir os equipamentos? Deve ter sido de resultados auferidos em anos anteriores. O problema é que se este resultado não está contabilizado não deve ter sido recolhido os impostos sobre ele.

Confesso que não estou seguro para sugerir o que fazer neste caso, Vou pensar um pouco mais a respeito, antes de sugerir

Atenciosamente

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br
Raul Neves

Raul Neves

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 13:16

Então,

É isso, há dois financiamentos que vem sendo pago desde 2010, que foi referente a aquisição desdes maquinários.
Tenho tambem os contratos de Leasing. Mas como eles já foram pagos mais da metade do tempo de vigencia...
Vou tentar exemplificar melhor a situação:

Aquisição de maquinas via leasing em 02/2010
Total dos bens 325.000,00
Financiamento: 36 X 11.690,20 = 420.847,20

Neste periodo não havia contabilização de nada. Se preocupavam apenas em controlar a receita

Agora que entrei estou tentando levantar um balanço para realizar os procedimento corretos.
Caso estivesse contabilizado corretamente, eu sei os lanlamentos a serem realizados,

D-Maquinas
C-Bco 325.000,00

D-Bco
C-Financiamentos 325.000,00

D-Juros Apropriar
C-Financiamentos 95.847,20

Nos pagamentos mensais eu apropriaria o juros ref ao mes, levando para despesa e abateria o saldo do financiamento a pagar a caixa.

Mas acontece que eu não tenho saldo em caixa (valores) suficientes para pagar todo este financiamente ate a presente data.

Obrigado pela atenção desprendida.

Att,


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.