x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.080

Pagamento de Recibo

RANIERI BONFANTI

Ranieri Bonfanti

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 16:14

Olá,

Uma empresa vai prestar serviço de consultoria e intermediação comercial para a minha, e tenho as seguintes duvidas:

1- Foi combinado com essa empresa de pagarmos durante os primeiros 3 meses R$ 1.500,00 ao mes, por gastos diversos que eles vierem a ter.
Elem me enviaram um recibo normal, constando os dados das empresas, descrição do serviço, etc...
Minha pergunta é: posso fazer o pagamento para ele apenas com este recibo?

2- Tenho um amigo que fez uma venda para a minha empresa, e eu quero dar a ele uma comissão.
Ele é autonomo e sem registro.
Como posso operar para paga-lo?

Obrigado.

Att,
Ranieri Bonfanti

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 16:44

1- Foi combinado com essa empresa de pagarmos durante os primeiros 3 meses R$ 1.500,00 ao mes, por gastos diversos que eles vierem a ter.
Elem me enviaram um recibo normal, constando os dados das empresas, descrição do serviço, etc...
Minha pergunta é: posso fazer o pagamento para ele apenas com este recibo?

Não, se é uma empresa exija nota fiscal. Como é uma empresa de consultoria, considerada serviços caracterizadamente de natureza profissional deverá haver retenção do IR e contribuições sociais. Isso se ela não for optante do simples.

2-2- Tenho um amigo que fez uma venda para a minha empresa, e eu quero dar a ele uma comissão.
Ele é autonomo e sem registro.
Como posso operar para paga-lo?

faça o pagamento e cobre um recibo para comprovação. Mas pessoa fisica que exerce atividade com fins lucrativos é equiparado a PJ, ele deveria abrir uma empresa.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
RANIERI BONFANTI

Ranieri Bonfanti

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 16:55

Muito obrigado pela sua ajuda Guto.

É que na verdade ele me apresentou ao comprador, então em modo de recompensa-lo quero dar essa comissão.

Um recibo simples basta? Com os dados dele (Pessoa Fisica) e o da minha empresa? Preciso recolher algo?

*Se ele abrisse uma empresa, hoje para uma atividade pequena, o mais aconselhado seria o MEI?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.